10 Produtos Que Não Precisas De Usar Na Tua Rotina

10 Produtos Que Não Precisas De Usar Na Tua Rotina

Estamos constantemente a falar dos produtos que precisamos de ter, de todos os passos e ingredientes que não podem faltar, mas existem 10 produtos que não precisas de usar na tua rotina.

Todos os anos surgem novos produtos, novas tendências e claro que as marcas nos tentam convencer ao máximo de que aquele produto é extremamente essencial na nossa rotina.

Mas nem sempre é esse o caso. E muitas vezes estamos a gastar dinheiro em produtos que não precisamos e que não vão fazer qualquer diferença na nossa pele.


Sérum Drops of Youth da The Body Shop

10 produtos que não precisas de usar na tua rotina

Antes de mais quero dizer que uso alguns destes produtos e que não estou de forma nenhuma a dizer que não os deves usar.

Apenas não são necessários. São um passo extra que muitas vezes gostamos de usar, alguns até mais pela própria experiência do que propriamente pelos resultados. Mas que na verdade não estão a acrescentar assim tanta coisa como pensamos.


1 – Essências

Seja após o tónico ou no lugar deste, as essências não são um produto essencial na tua rotina, apesar de serem um produto muito popular na cultura asiática.

Aliás, as essências ficaram mais popularizadas em Portugal desde que a rotina de pele coreana surgiu como uma tendência.

A função de uma essência é essencialmente preparar a pele para os passos seguintes de modo a que os produtos sejam melhor absorvidos e desta forma atuem com maior eficácia. Isto porque a pele quando está húmida tem um melhor poder de absorção.

Para além disso é um produto que oferece alguma hidratação à pele, geralmente com humectantes presentes na sua fórmula. Mas se de seguida vais colocar séruns e um bom creme hidratante a verdade é que muito provavelmente não necessitas da hidratação deste produto. Isto porque vais obtê-la através dos passos seguintes.


2 – Água micelar

Outro dos produtos que não precisas de usar na tua rotina são águas micelares.

Se usas bastante maquilhagem no dia a dia, a limpeza dupla deve ser composta por produtos que removam toda a maquilhagem. Por exemplo, um óleo/bálsamo desmaquilhante e um gel de limpeza. Se não usas maquilhagem um gel de limpeza deverá chegar.

Algumas pessoas usam a água micelar como o seu único passo de limpeza ou como um dos produtos na limpeza dupla. Só que isso significa limpar o rosto com um disco de algodão enquanto esfregamos o rosto com força (que depende sempre de pessoa para pessoa).

É sempre preferível optar por produtos que não exijam essa “agressividade” e que possam ser aplicados com as mãos de forma a serem mais gentis para a pele.


3 – Toalhitas desmaquilhantes

No seguimento do produto em cima, outro dos produtos que não precisas de usar na tua rotina são as toalhitas desmaquilhantes. Neste caso, até digo mesmo que não as deves usar, como explico neste artigo.

As toalhitas desmaquilhantes não só não removem toda a maquilhagem do rosto como são agressivas para a tua pele. E, na minha opinião, são um produto desnecessário na tua rotina.

Tónico Caudalie Vinopure - Skin.pt

4 – Tónico

Este é um ponto em que sei que vai existir alguma discórdia, até porque eu uso um (explico o porquê mais em baixo). Mas a verdade é que não precisas de um tónico na tua rotina se este apenas for para fazer a sua função principal: equilibrar o PH da tua pele.

A tua pele deve ter um PH mais para o lado ácido, com um PH de cerca de 5.5 (considerado o valor perfeito), mas pode variar entre 4.8 e 6. Tudo o que coloques na tua pele vai alterar esse “valor”, incluindo água.

Sabendo isto, existem vários produtos que já contém o valor PH na embalagem ou que podem ser encontrados no site da marca. Por norma um gel de limpeza gentil para a pele, como o da CeraVe, é uma boa escolha e deste modo já ficas a saber o PH da tua pele durante a limpeza do rosto.

O tónico é um produto a ter na rotina quando funciona como um produto de tratamento, ou seja, quando efetua alguma ação para um problema específico. É com esse intuito que eu uso um e sempre como um produto para combater a oleosidade.

Por normal, um tónico é um bom produto para ter na rotina como o teu passo esfoliante, contendo um aha ou bha. Mas se apenas o utilizares para controlo de PH não estará a acrescentar nada na tua rotina. Especialmente se for um tónico com alto teor de álcool.


5 – Máscaras Faciais

As máscaras hidratantes são um produto que muitas pessoas adoram fazer. No meu caso é algo que faço com muito pouca frequência, mais pelo bem estar que me proporciona e pela experiência do que propriamente pelos benefícios no rosto.

É um produto de luxo divertido de usar mas que na verdade não faz falta na nossa rotina. Isto porque quase todos os outros produtos que estamos a utilizar têm algum tipo de humectante na sua composição e, na verdade, o líquido que vem nestas máscaras é basicamente um sérum. Para além disso, existe um limite para a quantidade de hidratação que a tua pele consegue absorver/reter.

O que significa que na maioria das vezes estás a utilizar um produto caro que não vai ter muita eficácia.

O mesmo para máscaras de argila. Se fazes exfoliação com frequência e/ou utilizas diariamente um esfoliante químico, provavelmente não tens excesso de sebo para ser removido com estas máscaras. O que significa que os produtos que já utilizas estão a fazer um bom trabalho.

Sérum 2% ácido Hialurónico da Revolution Skincare - Notino

6 – Séruns apenas com humectantes (ácido hialurónico ou glicerina)

Os séruns apenas de ácido hialurónico ficaram muito famosos nos últimos anos e até eu acabei por comprar um para experimentar e ver se era assim tão maravilhoso quanto as marcas queriam fazer que era.

Mas a verdade é que os séruns formulados com outros ingredientes têm quase sempre um humectante na sua composição. E por isso, um sérum apenas com ácido hialurónico ou glicerina não vão acrescentar assim tanto à tua rotina quanto um sérum com ingredientes ativos.

Pela minha experiência pude ver isso mesmo, que o sérum que tenho não acrescentava nada à minha pele e que ela não precisava de mais hidratação.


7 – Creme de olhos

Existe uma publicação inteira aqui no blog sobre os cremes de olhos , sobre o que são, o que fazem e o que realmente tratam.

E tal como explico nessa publicação, o creme de olhos não é um produto essencial na tua rotina. Afinal, ele é basicamente uma versão diluída do teu creme hidratante de rosto.

Se a tua pele tolerar podes utilizar o mesmo creme/séruns que utilizas no rosto para o contorno ocular (desde que não seja especificado o contrário). Ou podes diluir o teu creme hidratante para que obtenhas a tua versão de creme de olhos (requer alguma pesquisa/estudo para o fazer corretamente).

Claro que se este passo for utilizado como um tratamento, com retinol por exemplo, é um assunto totalmente diferente. Aí o creme de olhos estará a ser aplicado com um propósito diferente do que apenas hidratação (o que a maioria dos cremes de olhos faz).


8 – Produtos para reduzir os poros

Se gostavas de ter poros mais pequenos tenho uma má noticia para ti: é impossível alterar o tamanho dos nossos poros.

Qualquer produto que afirme o mesmo está na verdade a dizer que tem uma fórmula que consegue temporariamente melhorar o aspecto visual dos mesmos, geralmente devido à presença de silicone na composição.

Só que esses produtos podem obstruir os teus poros o que levará a outros problemas como o aparecimento de acne ou aumento da produção de oleosidade. E isso com o tempo fará com que os poros fiquem com uma aparência ainda pior.

Ou seja, para além de afirmarem algo que não podem fazer (culpa do marketing), o uso continuado pode piorar ainda mais o aspecto visual. E por isso digo que são produtos que não precisas de usar na tua rotina.


9 – Óleos Faciais

Existem vários óleos faciais, como os que se usam na limpeza dupla (primeiro passo para dissolver a maquilhagem) e os óleos que se colocam no fim da rotina para hidratar e suavizar a textura do rosto. Aqui estou apenas a referir-me aos últimos que acho serem produtos que não precisas de usar na tua rotina.

Tal como as máscaras hidratantes, este também é um produto de luxo para a nossa pele que não acrescenta assim tanto à nossa rotina.

Se o teu objetivo é hidratar a pele consegues melhores resultados com um sérum e um creme hidratante. Isto porque o sérum consegue chegar a uma maior profundidade das camadas na nossa pele e o creme hidratante às camadas mais superficiais, em quanto que o óleo apenas fica na superfície do rosto. E após esses dois primeiros produtos a superfície da pele já recebeu hidratação suficiente.

O óleo tem a vantagem de deixar o rosto bastante suave ao toque mas tirando esse efeito mais luxuoso e temporário, consegues benefícios melhores com a utilização dos outros produtos.

10 Produtos Que Não Precisas De Usar Na Tua Rotina - Creme de corpo

10 – Cremes para áreas especificas do corpo

Cremes para o pescoço, para as mãos ou para os pés. Sabias que estes tipos de cremes não precisam de ser diferentes dos que utilizas para o rosto?

Sabias que todos os cuidados que tens no rosto, desde hidratantes a anti-idade, devem ser aplicados do rosto até ao teu peito? Portanto, cremes direcionados ao pescoço ou à zona por cima do peito não precisam de ser diferentes dos que já usas, porque na verdade deves utilizá-los até essas zonas.

E os cremes para as mãos e para os pés, ou mesmo para o corpo, não passam de cremes hidratantes. Enquanto que para o corpo compensa monetariamente comprar algo direcionado para essa zona devido ao tamanho e preço das embalagens, o mesmo nem sempre se pode dizer para as mãos e os pés.

Se gostas de um creme de mãos que seja rapidamente absorvido e o teu creme hidratante de rosto é assim mesmo (mais para peles oleosas), porque não utilizá-lo? E se usas um creme mais espesso e rico na hidratação (mais para peles secas) porque não usar o mesmo para os pés?

A comercialização dos mesmos para zonas específicas é apenas marketing e não há nada que te proíba de utilizar um produto de rosto no corpo. Aliás, é algo que podes fazer quando um produto novo não resulta no rosto, transformas em creme de mãos e assim não deitas fora um produto quase inteiro.

10 Produtos Que Não Precisas De Usar Na Tua Rotina

1 Comment

  1. Gostei muito do post, quase tudo faz sentido para mim porque já faço algumas coisas que incentivas a fazer até porque a lógica já me dizia isso ( cremes de corpo para mim são cremes de mãos e pés também …).
    Em relação ao tónico não concordo muito porque acho que na minha pele oleosa faz muita diferença mas tem lógica o que referes, sem dúvida.
    pensei encontrar aqui o esfoliante porque só o uso uma vez por semana e nem sempre porque acho que a pele não precisa.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.