Como O Álcool Afeta A Tua Pele

Como O Álcool Afeta A Tua Pele
Vestido | Dress

Chegamos ao último dia do ano e como a tradição manda, é noite de festa! Desde o fogo de artifício aos concertos e música pela noite dentro, a passagem de ano está associada ao álcool, começando logo pelo champanhe à meia noite. Mas será que sabes como o álcool afeta a tua pele?


Como o álcool afeta a tua pele

O álcool é uma toxina que pode ter vários impactos no aspecto da nossa pele e a longo prazo afetar a forma como a nossa pele envelhece, alterando a habilidade desta se reparar.

Alguns dos seus efeitos são imediatos, outros apenas são visíveis no dia, ou dias, seguinte. Alguns, apenas aparecem após anos de consumo regular.

Mas então como é que o álcool afeta a tua pele?


Cuidados de pele Yellow Rain
Body Preto

Efeitos imediatos

É muito comum ouvir-se o conselho de “beber muita água” quando vamos sair à noite e há álcool envolvido. E isso acontece porque o álcool desidrata o nosso corpo.

Se não beberes água suficiente o teu corpo vai começar a reter líquidos de forma a defender-se da desidratação. E com a retenção vem a sensação de barriga inchada (ou estar inchada mesmo), as bolsas debaixo dos olhos notam-se mais e os pés podem inchar um pouco dando a sensação de ter os sapatos apertados.

Se tens pele sensível e/ou sofres de rosácea, o álcool pode agravar a tua pele de imediato. O vinho vermelho pode deixar a pele mais rosada do que o normal pelo que é preferível escolheres outras bebidas.

Dia/s seguinte/s

Apesar de haver efeitos imediatos a maioria das formas como o álcool afeta a tua pele apenas se revela no dia seguinte (tal como a ressaca).

Como disse em cima, o álcool desidrata o corpo. Para além dos efeitos imediatos, se não beberes água suficiente podes acordar no dia seguinte com a sensação de pele seca e desconfortável.

O álcool também afeta a forma como o sangue fluí até à nossa pele pelo que pode deixar a nossa pele rosada e quente ao toque até vários dias após o seu consumo.

Mas o efeito mais comum é o causado pelo açúcar presente nas bebidas. Dependendo do seu nível de açúcar, e de quantas bebidas consomes, é normal que alguns dias depois comecem a aparecer algumas borbulhas. O açúcar presente nas bebidas causa uma produção em excesso de sebo o que também pode agravar a oleosidade da tua pele.

Lê também: Porque são os produtos comedogénicos importantes para peles oleosas?


Body Laranja

Efeitos a longo prazo

Sabemos que o álcool pode ter impactos muito negativos na nossa saúde a longo prazo mas será que sabes como o álcool afeta a tua pele daqui a uns anos?

O consumo regular de álcool causa uma desidratação constante no corpo que irá ter um impacto na forma como a pele se repara e se hidrata. Isso poderá levar a uma pele com tons não uniformes, uma pele texturada e com rugas, e uma pele mais flácida e sem densidade.

Também pode causar inflamações graves no corpo que, devido ao aumento dos vasos sanguíneos, pode causar o crescimento de capilares rompidos que irão deixar a pele rosada permanentemente (normalmente junto do nariz e nas bochechas).

A habilidade de eliminar toxinas do nosso corpo é diminuída o que pode levar a inflamações nos nossos órgãos. E essas inflamações podem ter impactos negativos na nossa pele resultando em excesso de oleosidade, acne ou eczema.


Como podemos evitar estes efeitos do álcool na nossa pele?

Tal como a comida tem um impacto na nossa pele, também tem o álcool. E isso não significa que paramos de comer tudo, apenas passamos a comer melhor. E uma vez ou outra lá nos deixamos levar pela aquela comida que não é tão saudável. Moderação é a chave para tudo.

Se vais beber álcool escolhe melhor as bebidas que vais consumir. Evita as que têm níveis mais elevados de açúcar e a cima de tudo mantém o corpo hidratado com muita água. Deixa o consumo para festas ou ocasiões especiais e no dia-a-dia prefere o consumo de água ou sumos naturais.

Segue o meu instagram para mais dicas sobre cuidados de pele.


Partilha esta publicação com aquela amiga que se queixa da pele após uma festa

Como O Álcool Afeta A Tua Pele

2 Comments

  1. Blogue Ela e Ele Ele 12 de Janeiro, 2020

    este artigo é extremamente interessante. Não fazíamos ideia de muita coisa. Faz muita falta este tipo de partilhas. Gostámos muito. Achamos que cada vez mais os teus artigos são úteis e versáteis. Estás num excelente caminho.

    Responder
  2. Anabela 15 de Janeiro, 2020

    Olá Catarina, desculpa mas não vi o teu comentário do dia 4/10/2019… como andava em mudanças de blogue, esqueci-me por completo de publicar os comentários.
    bom ano!!
    E tens muita razão, infelizmente o alcool não é de todo o nosso amigo, por isso que evito, só bebo em festa.
    Miss alebana

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.