AHA’s e BHA’s – Como Incorporar Ácidos Na Tua Rotina

AHA's e BHA's - Como Os Incorporar Na Tua Rotina

Cada vez mais se houve falar em incorporar ácidos na rotina de beleza. Vemos AHA’s e BHA’s escritos em todo o lado mas o que realmente são? E para o que servem? E quem os deve usar?

Se queres saber a resposta a estas perguntas continua a ler porque hoje vou dizer-te o que são estes ácidos, porquê que os deves usar na tua rotina e como o fazer.


O que são AHA’s e BHA’s?

Os AHA’s (ácidos alfa hidróxidos) e os BHA’s (ácidos beta hidróxidos) são esfoliantes químicos que dissolvem a “cola” que agarra as células mortas ao nosso rosto.

Ao contrário dos esfoliantes físicos não é necessária uma ação mecânica (movimentos das mãos) para que a esfoliação seja feita. A esfoliação é feita gradualmente e continua após a aplicação do produto.

AHA’s

Esfoliantes e iluminadores de pele, estes ácidos derivam de frutas, açúcar, leite, entre outros. Estão incluídos o ácido glicólico (glycolic acid), ácido láctico (lactic acid) e o ácido málico (malic acid).

Os AHA’s ajudam a melhorar a textura da pele, minimizar as linhas finas e a reduzir a hiperpigmentação enquanto iluminam a pele.

Dissolvem-se melhor em água pelo que se adequam melhor a peles secas e normais.

BHA’s

Esfoliantes e clarificantes, estes ácidos atuam a um nível mais profundo, penetrando os poros. o ácido mais comum e mais utilizado em produtos de cosmética é o ácido salicílico, derivado da casca de salgueiro.

Isso significa que na maioria das vezes quando encontras BHA, beta-hydroxy acid (ácido beta hidróxido) ou salicylic acid (ácido salicílico) num produto que se estão a referir à mesma coisa.

Com propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas, estes ácidos equilibram a produção de oleosidade, ajudam na minimização visual dos poros e também melhoram a textura da pele.

São uma boa escolha para quem tem pele oleosa e/ou com imperfeições, uma vez que se dissolvem melhor em óleo. Não podem ser utilizados durante a gravidez nem por quem tenha alergia à aspirina.

Lê também: Como Determinar O Meu Tipo De Pele


ácidos na rotina de pele aha e bha

É perigoso usar AHA’s e BHA’s na nossa pele?

Embora a palavra “ácido” possa meter algum medo e reticência no seu uso, a verdade é que estão presentes em imensos produtos de pele e provávelmente já utilizas algum sem sequer teres dado por isso.

Sendo que as fórmulas dos produtos são testadas para garantir a sua eficácia e qualidade do produto, é muito improvável que encontres algum produto que por conter ácidos na sua fórmula te danifique a pele. No entanto, deves sempre seguir as instruções da cada produto para garantir que nada de errado acontece.

Devemos introduzir lentamente estes produtos na nossa rotina consoante a tolerância da nossa pele e seguindo sempre as instruções dos mesmos. A utilização de ácidos nunca deve provocar dor.

Os ácidos mais fortes e em grandes concentrações, por norma, apenas são utilizados por profissionais que os sabem usar corretamente, como os peelings químicos. Isso porque é suposto estes ácidos danificarem a pele de modo a estimularem a produção de colagénio.


Como introduzir os ácidos na minha rotina?

Já sabes a diferença entre AHA’s e BHA’s e quais são os melhores para o teu tipo de pele. Agora está na hora de fazer a escolha do produto e, se nunca usaste nenhum, é recomendado que comeces por percentagens mais pequenas.

AHA’s Entre 3 e 5%

Antes de começares a usar na tua rotina, faz um teste numa zona da tua pele na linha do maxilar ou por trás de uma orelha para teres a certeza que não tens nenhuma reação negativa.

Se tudo correr bem, começa por usar uma ou duas vezes por semana, e depois aumenta para mais dias até que finalmente uses diariamente (uma ou duas vezes conforme as instruções da embalagem).

Quando a tua pele estiver acostumada a estas concentrações (após um ou dois meses) podes avançar para outras mais altas.

AHA’s entre 5 e 15%

Repete o mesmo processo de testar uma zona da pele e depois vai avançando conforme notas o que a tua pele tolera.

Na União Europeia a percentagem máxima autorizada para ácido glicólico é de 30%. No entanto para utilização normal em casa não é recomendado passar dos 10%, como por exemplo o Glycolic Acid 7% Toning Solution da The Ordinary.

BHA’s

Os BHA’s são completamente diferentes no que toca a concentrações. A maioria dos produtos varia entre 1 e 2%, sendo que os peelings profissionais contém concentrações maiores.

É importante que sigas as instruções indicadas, se disser que é um spot treatment então aplica apenas na zona a ser tratada. Se disser apenas para usares uma vez por semana, usa apenas uma vez por semana.

Inicia pela percentagem mais pequena e, à semelhança dos AHA’s, testa primeiro numa zona da pele para garantir que não tens qualquer reação adversa.

A percentagem de 2% é a máxima permitida na União Europeia para o ácido salicílico e podes encontrar esta percentagem no Salicylic Acid 2% Solution da The Ordinary.


ácidos na rotina de pele aha e bha

Posso usar AHA’s e BHA’s ao mesmo tempo?

Embora existam alguns produtos com ambos os ácidos presentes nas fórmulas, como este, não é recomendado que faças as tuas próprias combinações. Estarás a utilizar dois ingredientes que têm a mesma função e isso pode ter consequências negativas na tua pele.

No entanto, se tens a pele seca com algumas imperfeições e o AHA que estás a usar é de uma percentagem baixa, poderás usar um BHA como um spot treatment. Se o fizeres, deves utilizar o AHA primeiro e apenas depois o tratamento na zona pretendida com o BHA.

Tem atenção se:

Ocorrer vermelhidão contínua, sensibilidade ou irritação na pele para de usar os produtos imediatamente e procura ajuda profissional. É normal notares alguma sensibilidade e/ou descamação quando começas a incorporar ácidos na tua rotina. No entanto, estes efeitos devem desaparecer rapidamente dentro de poucos dias e não devem causar qualquer dor. Por isso se notares algo na tua pele que não seja suposto, para de utilizar o produto que compraste.

Reforça o uso de protetor solar, mesmo no inverno, quando introduzires estes produtos na tua rotina.

Guarda esta publicação no Pinterest para que nunca a percas

AHA's e BHA's - como incorporar ácidos na tua rotina

1 Comment

  1. Catarina Morais 24 de Novembro, 2019

    Super completo, o post. Adorei! 🙂 nem sequer tinha conhecimento sobre estes produtos mas fiquei super informada, obrigada eheh 🙂

    Beijinhos,
    Blog // Instagram // Facebook // Bloglovin’ // Youtube

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.