Como Fazer A Limpeza Dupla

Limpeza dupla - Yellow Rain

Nos últimos anos tem-se ouvido imenso falar da limpeza dupla. É considerado por muitos o melhor método de limpeza da pele mas será que todos o deveríamos fazer?

Popularizado pela rotina coreana de cuidados de pele, a limpeza dupla surge como o primeiro passo da rotina de cuidados do rosto de qualquer tipo de pele. Mas será que este método é indicado para todas as pessoas?


Água micelar Corine de Farme, Desmaquilhante micelar Sephora Collection

O que é a limpeza dupla?

A limpeza dupla consiste em limpar o rosto duas vezes com produtos de limpeza diferentes.

Tem como objetivo remover toda a maquilhagem e protetor solar do rosto na primeira limpeza, e eliminar todas as impurezas restantes na segunda de forma a preparar a pele para receber os produtos seguintes.

Segundo a rotina coreana, é necessário que as fórmulas dos produtos sejam diferentes, sendo o primeiro um óleo de limpeza e o segundo um produto à base de água (geralmente um gel de limpeza).

No entanto, se utilizas dois produtos na limpeza do rosto, como um desmaquilhante e um gel de limpeza, estás a fazer uma limpeza dupla pois estás a limpar a pele duas vezes.

Corine de Farme água micelar e água de rosas

Este método de limpeza é adequado para mim?

Embora este método pareça o mais eficaz, isso não significa que seja adequado a todas as pessoas. E sendo adequado, não significa que os produtos recomendados para uma pele oleosa sejam os mesmos para uma pele seca.

Peles mistas a oleosas

As peles mistas a oleosas são os tipos de pele que mais se “adequam” à limpeza dupla. Uma vez que este método permite uma melhor limpeza do excesso de oleosidade.

As peles oleosas, ou com tendência a reações cutâneas, precisam de ter cuidado com os óleos de limpeza. É necessário que as fórmulas sejam não-comedogénicas caso contrário esses óleos podem obstruir os poros acabando a causar acne.

Com a moda dos óleos “naturais” tem se visto a tendência de utilizar óleo de coco como o primeiro passo da limpeza dupla. No entanto, este óleo é comedogénico pelo que não o deves utilizar. Prefere sempre um produto bem formulado a um óleo “natural”.

Peles secas e sensíveis

As peles secas e sensíveis precisam de muito cuidado com este método uma vez que a limpeza dupla pode resultar em limpeza excessiva ou em irritação.

Se tens a pele seca e/ou sensível e utilizas muita maquilhagem, a limpeza dupla pode fazer sentido. No entanto, é fundamental escolher os produtos certos consoante as necessidades do tipo de pele.

Peles sensíveis devem ter especial atenção a este método quando também fazem esfoliação (com produtos adequados a esta condição de pele). Uma vez que a esfoliação também é um método de limpeza, ainda que muito mais agressivo, com a limpeza dupla pode ser demasiado para a pele. Considera utilizar apenas um produto de limpeza antes da esfoliação.

Se não utilizas maquilhagem, ou usas muito pouca, então a limpeza dupla é dispensável.

Deve ser feito de manhã e à noite?

Não. A limpeza dupla serve para remover toda a sujidade do rosto, especialmente a maquilhagem. E como sabes, devemos remover sempre a maquilhagem à noite.

Como tal, se fizeste a limpeza dupla à noite de manhã o rosto estará ainda “limpo”. E por isso basta apenas uma limpeza rápida, como esta espuma de limpeza, para preparares o rosto para os produtos seguintes.

A limpeza em excesso pode remover os óleos naturais da pele causando pele mais seca e alguma irritação. Existem até profissionais da dermocosmética que defendem que após uma limpeza completa do rosto à noite, este passo não é necessário repetir de manhã (claro, dependendo das necessidades de cada pessoa).

Mas se por algum motivo foste dormir com maquilhagem no rosto no dia anterior, então sim, deves limpar duas vezes o rosto de manhã de modo a ter uma pele limpa antes de colocares outros produtos, e mais maquilhagem.

limpeza dupla - corine de farme, sephora collection, biotherm, clarins, win

Como posso fazer a limpeza dupla?

Óleo + gel de limpeza

Este é o método da rotina coreana e o mais conhecido. Pessoalmente, é o meu preferido e qualquer tipo de pele o pode fazer.

O óleo vai “derreter” toda a maquilhagem, SPF, oleosidade e poluentes. Basta aplicares um pouco nas mãos e massajares por toda a face, alguns óleos necessitam que juntes um pouco de água para ficarem com uma textura mais líquida. Remove o óleo com água morna.

O gel de limpeza vai remover toda a sujidade e suor do rosto, bem como restos de outros produtos que tenham resistido à primeira limpeza. Acredita que por mais que penses que a pele ficou limpa com o primeiro produto, há quase sempre maquilhagem que ainda ficou no rosto.

Com o rosto húmido, coloca o gel de limpeza e utiliza-o em movimentos circulares. Remove-o com água.

Uma das razões para este ser o meu método preferido é porque para além de ser eficaz, não utiliza toalhitas ou discos de algodão. Não precisas de “esfregar” a cara com nenhum tecido o que torna esta limpeza dupla muito mais gentil e menos agressiva para a pele.

Lê também: Porquê que as toalhitas desmaquilhantes são más para a tua pele?

Esta combinação de produtos é muito boa para peles mistas a oleosas.

Bálsamo em vez de óleo

Uma opção igualmente boa será no primeiro passo utilizar um bálsamo desmaquilhante. Tal como o óleo, vai “derreter” a maquilhagem, a oleosidade, SFP e poluentes que estejam no rosto.

Este produto é mais indicado para peles secas e/ou peles sensíveis uma vez que costuma ter propriedades hidratantes e ser mais gentil para o rosto, estando livre de alguns componentes que irritam a pele.

O bálsamo indicado para peles secas pode não ser o mais indicado para peles sensíveis, e vice versa. É necessário olhar para as fórmulas, experimentar e ver como a tua pele reage ao mesmo.

Leite de limpeza em vez do gel de limpeza

O leite de limpeza pode ser preferível para quem tem pele seca.

Aplicado com um disco de algodão, os leites de limpeza dissolvem a oleosidade e a sujidade do rosto enquanto deixam agentes hidratantes na pele.

Se não usas maquilhagem no teu dia a dia, este produto em si pode chegar para fazer a limpeza diária. Caso contrário, é uma boa opção para o segundo passo caso precises de mais hidratação.

Espuma de limpeza na limpeza dupla

Caso tenhas, ou gostes de usar, uma espuma de limpeza podes utilizá-la no segundo passo da rotina.

As espumas de limpeza são maioritariamente adequadas a peles mistas a oleosas, uma vez que podem ser agressivas ou deixar a sensação de repuxar em peles secas e/ou sensíveis. No entanto, já existem produtos destes formulados para as peles mais reativas.

As espumas de limpeza não conseguem remover toda a maquilhagem. Falo por experiência e, pessoalmente, durante a limpeza prefiro um gel que consiga limpar mais “a fundo”. No entanto, a espuma de limpeza é um produto que utilizo na rotina de manhã, uma vez que a pele já está limpa e é muito mais prático e rápido.

Água micelar na limpeza dupla

Como já o referi várias vezes, para mim a água micelar é um produto S.O.S. que não usaria em diariamente. Especialmente porque isso implicaria esfregar várias vezes o rosto com vários algodões para retirar toda a maquilhagem.

Posto isto, se a água micelar é algo que não dispensas e ao contrário do que se lê na internet eu diria para utilizares como segundo passo. Isso porque a maioria das águas micelares precisa de várias passagens para remover tudo o que está no rosto. E ao usares como segundo passo, bastará passares uma a duas vezes para remover as impurezas que restaram, sem ter que esfregar a pele com força.

Se a utilizas como primeiro passo porque notas que ao contrário ficas com a pele irritada, bem em primeiro lugar isso significa que não deverias estar a usar esse produto, em segundo diria para removeres primeiro a maquilhagem dos olhos e dos lábios com um desmaquilhante.

Dessa forma evitas ser agressiva nas zonas mais sensíveis do rosto e podes utilizar um gel de limpeza para garantir que ficaste com a face limpa.


Utilizas este método na tua rotina de beleza? Diz-me nos comentários os produtos costumas utilizar.

Guarda este artigo no Pinterest para não te esqueceres de nenhuma dica

38 Comments

  1. Tânia Cordeiro 4 de Outubro, 2019

    (muito obrigado pelo comentário!)
    Não sabia que se chamava limpeza dupla ‍♀️ mas pelos visto faço o sempre à noite e comigo resulta bem, tenho pele oleosa.
    Beijinhos!
    In Beautyland

    Responder
  2. Luana 4 de Outubro, 2019

    eu tô adorando fazer a limpeza dupla!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    Responder
  3. Jaqueline 4 de Outubro, 2019

    Nossa, eu amei a dica. ♡
    minha pele é muito oleosa, tenho bastante dificuldade em amenizar a oleosidade, sempre tive costume de limpar apenas uma vez com um sabonete líquido mas agora vou aderir a limpeza dupla pra testar e ver se consigo resolver meu problema. muito obrigada pela recomendação, se ajudar volto pra contar.

    Responder
  4. Teresa Silva 4 de Outubro, 2019

    Temos rotinas parecidas!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    Responder
  5. Vera 4 de Outubro, 2019

    Adorei este post! é muito útil e está bastante detalhado! Já faço limpeza dupla, pelo menos quando aplico maquilhagem, e nem sabia bem o que era!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    Responder
  6. Adriana Leandro 4 de Outubro, 2019

    Sinto que com a limpeza dupla a minha pele fica muito mais bonita.
    É um método que uso e tenho bons resultados.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    Responder
  7. Carol Sweet 4 de Outubro, 2019

    Ótimo post, gostei de saber mais.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    Responder
  8. monique 5 de Outubro, 2019

    Que dica maravilhosa. nunca pensei em tudo isso sobre a limpeza dos pinceis e como fazer.

    Responder
  9. womanyzing 5 de Outubro, 2019

    Olá!
    Gostei muito do post!
    Eu pessoalmente, como tenho pele oleosa, opto sempre por este método de limpeza da pele.
    Utilizo primeiro um oleo da Caudalie para remover a maquilhagem e depois faço uma limpeza com um gel (tenho vários, todos para peles oleosas como por exemplo da Bioderma ou da avene) e faço o segundo passo da limpeza com a minha foreo.

    Beijinhos
    https://womanyzing.blogs.sapo.pt/

    Responder
  10. Chris Ferreira 5 de Outubro, 2019

    Oi, eu não conhecia esse conceito de limpeza dupla. Nunca fiz uso dele. Até estive na dermatologista há pouco tempo e não recebi recomendação para essa limpeza assim. Apenas uma mesmo. Vai ver que não é adequado para a minha pele. Gostei muito do post bem esclarecedor e cheio de dicas.
    Beijos
    Chris

    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    Responder
  11. O diário da Inês 5 de Outubro, 2019

    Não conhecia esse método de limpeza, achei interessante! 🙂 Beijinhos

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    Responder
  12. Ana Castilho 6 de Outubro, 2019

    eu já tenho este hábito da limpeza dupla há algum tempo. 🙂
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    Responder
  13. Tay Ribeiro 7 de Outubro, 2019

    Não conhecia esse tipo de limpeza e já quero tentar. Nosso rosto está exposto a tanta poluição e uma limpeza correta ajuda muito
    Beijos

    Responder
  14. Blogue Ela e Ele Ele 7 de Outubro, 2019

    Assim que abri a publicação achei que tinha que aprender. Afinal faço isso desde sempre, só não sabia que se chamava assim. As tuas dicas são sempre de excelência! Muitos parabéns!

    Responder
  15. Pathy Guarnieri 7 de Outubro, 2019

    Tenho muita vontade de testar essa técnica, mas fico receosa em usar óleo (já que a minha pele émuito oleosa).

    Beijo!
    Cores do Vício

    Responder
  16. Váh 7 de Outubro, 2019

    Eu nem sabia dessa limpeza dupla e mesmo assim já faço isso desde sempre haha.
    Eu sempre tiro a maquiagem, uso sabonete e depois uso água micelar e ás vezes um hidratante.
    Achei bem interessante esse post 🙂

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    Responder
  17. Kaila 7 de Outubro, 2019

    Amei seu post, apesar de não conhecer a fundo esse método, acho que já o fiz algumas vezes. Fiquei com vontade de me aprofundar e testar mais vezes! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    Responder
  18. Lulu 7 de Outubro, 2019

    Nunca fiz essa limpeza dupla mas fiquei curiosa em experimentar essa técnica.
    big beijos

    Responder
  19. Leslie 7 de Outubro, 2019

    Eu não conhecia essa técnica de limpeza dupla. Geralmente uso o sabonete líquido facial, e depois um tônico, tudo isso antes do hidratante, pois o tônico tende a tirar as impurezas que o sabonete não foi capaz de retirar da pele. Gostei muito desse post.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥ | Instagram – Vem interagir no Insta tbm!

    Responder
  20. Wanessa 7 de Outubro, 2019

    essa técnica eu nunca fiz, gostei de saber a respeito.
    bjs http://www.diadebrilho.com

    Responder
  21. Mara 7 de Outubro, 2019

    Confesso que sou uma grande fã da rotina coreana mas como tenho a pele sensível, sempre tive medo de experimentar e acabar a limpar excessivamente a pele. Gostei muito deste resumo – foi muito esclarecedor e adorei que tenhas dado alternativas para peles mais secas ou sensíveis.
    Sinceramente, fiquei mais confortável com a ideia da limpeza dupla e talvez experimente!

    Adorei o blog!

    Beijinhos,
    Mara
    BLOG Há mar e Mara & Instagram

    Responder
  22. Marcela Miranda 7 de Outubro, 2019

    Estou em busco dos produtos certos para colocar em prática essa tática de limpeza dupla. Adorei o post

    Um beijo,
    Marcelamirandadesigner.blogspot.com

    Responder
  23. Thaiane e Thalita 7 de Outubro, 2019

    gostamos muito da dica não sabíamos nada sobre limpeza dupla, já vamos anotar todas as dicas.

    BEIJOS

    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    Responder
  24. Anete 7 de Outubro, 2019

    Amei o post, super bem explicado! Eu meio que faço limpeza dupla há muito tempo, pois combino sempre algumas forma de limpeza, dependendo do dia. E sou do time da pele oleosa e então tomo cuidado com o que uso pra não dar espinha.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    Responder
  25. Maria Marisa 8 de Outubro, 2019

    descobri que a minha rotina é a correcta e não sabia que tinha o nome de limpeza dupla.
    A minha pele é mista. Parabéns pelo post contem informações preciosas!!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    Responder
  26. Pam 8 de Outubro, 2019

    Não fazia ideia dessa limpeza dupla, mas eu realmente já faço então já que uso demaquilante e depois uso outro produto.
    Adorei saber que é mais adequado para pele oleosa que é a minha então não faço errado. rs
    Beijos
    https://www.pamlepletier.com

    Responder
  27. Stephanie Ferreira 8 de Outubro, 2019

    Amei esse post! Eu não conhecia esse tipo de limpeza e sempre procuro sobre cuidados com a minha pele ♥

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    Responder
  28. Ana Cristina 8 de Outubro, 2019

    Não conhecia esse conceito, para mim basta um leite desmaquilhante para pele oleosa e de seguida um tónico para repor o ph da minha pele, quando estou com pressa não dispenso a água micelar 🙂
    Gostei muito das dicas e quem sabe não coloque em prática
    Um beijinho enorme **

    Responder
  29. Vanessa 9 de Outubro, 2019

    Olá! Eu Amei saber como fazer, eu normalmente só uso protetor solar e faço uma limpeza básica.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    Responder
  30. Rafaela Oliveira 9 de Outubro, 2019

    Gostei bastante do post 🙂
    Muito obrigada por seguir o meu blog e parabéns pelo seu.
    Vou voltar sempre por aqui.

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Responder
  31. Carina 9 de Outubro, 2019

    Costumo usar este método e noto muita diferença na minha pele, principalmente porque a minha pele é mista mas é extremamente oleosa na zona T e isto ajuda! Gostei muito do teu post, super informativo

    Responder
  32. Joana 10 de Outubro, 2019

    Infelizmente, sou tão preguiçosa para a minha limpeza de pele!!

    Responder
  33. Ariadne 10 de Outubro, 2019

    Amo fazer a limpeza dupla, ela ajudou demais a reduzir meus cravos no nariz ^^

    Ótimo post

    bjs

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Instagram

    Responder
  34. MRS. MARGOT 12 de Outubro, 2019

    Desconhecia essa questão da limpeza dupla, mas usei recentemente um produto da Garnier que tem oleo e gel de limpeza na mesma embalagem, pensando assim faz sentido. ☺️

    MRS. MARGOT

    Responder
  35. Kinga 13 de Outubro, 2019

    Good advices ♥

    Responder
  36. Mariana 13 de Outubro, 2019

    Já experimentei esta técnica de limpeza por uns tempos, mas admito que, passado uns meses, começou a dar aquela preguiça de lavar a cara duas vezes seguidas, hehehe.
    Mas quando parei, notei que a pele andava menos irritada. Provavelmente isto está relacionado com os produtos que estava a usar, como tu referes.
    Beijinhos

    littlewonderlandxo.blogspot.com

    Responder
  37. Virgínia 14 de Outubro, 2019

    Eu sem conhecer este método já o estava a utilizar pois utilizo primeiro um produto mais à base de óleo e depois um mais de água e funciona super bem para mim.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/

    Responder
  38. Catarina Sofia 16 de Outubro, 2019

    Eu já adoptei este a limpeza dupla, no entanto uso como primeiro passo a água micelar com óleo para retirar a maquilhagem porque daquilo que eu sei ela tira a maquilhagem, mas na tua opinião serve?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.