Como Proteger O Cabelo Do Secador E De Modeladores

Como proteger o cabelo do secador e chapinha

Com o regresso à rotina de trabalho/escola voltam as manhãs apressadas e com o tempo a começar a ficar mais fresco, o uso constante do secador de cabelo. Por isso é necessário saber como proteger o cabelo do secador e de outros acessórios de modelação.

Se fores como eu que lavo o cabelo todos os dias de manhã antes de ir para o trabalho, também usas o secador de cabelo todos os dias. E se por um lado é bom não sair cedo com o cabelo molhado para a rua, por outro esse calor direto constante pode causar alguns danos no cabelo.

Como Proteger O Cabelo Do Secador E De Modeladores

Já sabemos que o sol pode ser prejudicial para o nosso cabelo mas hoje estou a focar-me no calor direto que usamos proveniente de secadores, placas de alisar e ferros de encaracolar o cabelo.

O que é o calor direto?

O calor direto são altas temperaturas que são usadas diretamente no cabelo através de ferramentas de modelação de cabelo (secadores, placas e ferros de modelação).

Apesar de terem várias temperaturas de modo a podermos ajustar, geralmente utilizamos estas ferramentas na temperatura máxima, ou quase. Especialmente o secador uma vez que o objetivo é mesmo secar o cabelo o mais rápido possível.

O calor direto é bastante agressivo para o cabelo uma vez que retira hidratação e humidade aos fios demasiado rápido causando alguns danos. Os fios começam a partir, o cabelo começa a ficar seco e sem brilho, e aparecem pontas espigadas.

Secador, ferro de alisar o cabelo, ferro de encaracolar o cabelo

Como prevenir os danos causados pelo calor?

A maioria dos danos causados pelo calor não são reversíveis. Por isso é importante saber como proteger o cabelo do secador e modeladores para prevenir um corte de cabelo que não desejamos.

Pára de usar as temperaturas máximas destas ferramentas

Quanto mais altas as temperaturas maiores os danos causados (e mais depressa). Experimenta secar o cabelo na temperatura intermédia e não na máxima. E isto refere-se a qualquer ferramenta de styling.

Se notas que o teu cabelo já está danificado, então o melhor é mesmo utilizar nas temperaturas mínimas ou não utilizar de todo! Uma vez que isso só vai piorar a condição dos teus fios e levar a um corte mais sedo ou mais tarde.

Não seques o cabelo assim que sais do chuveiro

Secar o cabelo, para mim, é sempre o último passo na minha rotina matinal. É literalmente a última coisa que faço antes de sair de casa.

Gosto de o deixar secar naturalmente o máximo de tempo possível, por vezes, já nem tenho necessidade de usar o secador. Mas mesmo quando o uso é por um período muito curto de tempo.

Secar o cabelo quando está bastante molhado vai levar muito mais tempo, expondo-o a altas temperaturas e danificando-o mais. O mesmo para quem usa modeladores de cabelo. Quanto mais seco estiver, menos tempo necessitamos para obter o resultado que pretendemos.

como proteger o cabelo do secador e da chapinha

Mantém os teus fios hidratados

Se queres que o teu cabelo tenha um aspecto saudável então é necessário que estes tenham uma boa hidratação, tal como a nossa pele.

Uma vez que o calor direto retira a hidratação dos fios, é necessário voltar a repor. O uso de um bom champô, condicionador e máscara de cabelo são essenciais, consoante as necessidades de cada um, para manter os fios hidratados. Podes terminar com um sérum ou óleo de cabelo para selar toda a hidratação.

Uma máscara que gosto muito de utilizar é esta.

Usa um bom protetor de calor

Tal como existem protetores solares para a nossa pele também existem protetores térmicos para o nosso cabelo. E se usas o secador ou modeladores de cabelo frequentemente, este produto é obrigatório ter em casa.

A maioria dos protetores térmicos deixa uma camada de silicone nos fios que os protege contra as agressões externas.

Os protetores térmicos devem ser aplicados antes da utilização destas ferramentas de styling como o último produto de cuidados do nosso cabelo. Ou seja, se vais aplicar algum sérum ou óleo de pontas deves fazê-lo antes do protetor. De momento estou a utilizar este protetor.

Guarda esta publicação no Pinterest para não te esqueceres destas dicas

Como proteger o cabelo do secador - yellow rain

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.