A Bíblia Dos Cuidados Da Pele

A Bíblia Dos Cuidados Da Pele

O lançamento de “A Bíblia Dos Cuidados Da Pele”, da Dra. Anjali Mahto, traduzido em português deu muito que falar. E claro, eu assim que o vi soube logo que o tinha que comprar.

Dito e feito, partilhei no meu instagram uma fotografia do livro quando chegou e vocês mostraram imenso interesse no mesmo. Por isso, se queres saber se ele é mesmo completo como dizem, se vais aprender algo novo e se vale mesmo a pena a leitura, esta publicação é para ti!

A Bíblia Dos Cuidados Da Pele

Livro de beleza - Ideias de ler, óculos zaful, sandálias primark e bolsa women's secrets

Com 312 páginas, “A Bíblia Dos Cuidados Da Pele”, da editora Ideias de Ler, está repleto de dicas e informações importantes sobre os cuidados da pele.

Mas para mim, o mais importante neste livro são mesmo as informações sobre o que não resulta, o que é apenas marketing das marcas e o que são mitos sem fundamento. Como tratar situações específicas e do que nos devemos afastar.

É um livro adequado a todas as idades. Tanto fala aprofundamente de acne e preocupações da adolescência, como fala de problemas durante e pós-gravidez, ou do envelhecimento da pele.

O conteúdo apesar de não ser “técnico”, é bastante explicativo e aprofundado. Qualquer pessoa, com ou sem conhecimentos na área da dermocosmética, consegue perceber tudo o que está no livro. O conteúdo está todo explicado e é conduzido de forma a que isso seja possível.

A Bíblia dos Cuidados da Pele – Conteúdo

Existem oito capítulos principais no livro, os quais se subdividem em vários assuntos fundamentais: Curso intensivo sobre a pele; Cuidados básicos com a pele; Rotinas para cada tipo de pele; Hormonas; Problemas específicos da pele; Estilo de vida; Tratamentos anti-idade; Os sinais e o cancro da pele.

Curso intensivo sobre a pele

Não faria sentido iniciar a leitura deste livro de outra forma que não sobre como a nossa pele funciona. Para quem se está a iniciar nesta área, este capítulo explica muito bem, de forma resumida, a estrutura da pele, o envelhecimento da pele, as causas do envelhecimento da pele, como é que a luz solar UV provoca o envelhecimento da pele, e sobre a pele de cor.

Não importa estudar os tratamentos para a nossa pele se nunca percebermos como ela funciona e quais as suas necessidades. Daí achar muito importante que fale das diferenças que a pele de cor tem da pele clara, uma vez que as necessidades e características de cada uma são diferentes.

Cuidados básicos com a pele

Se te estás a iniciar no mundo dos cuidados de pele e estás a começar a montar a tua rotina de beleza, este e o próximo capítulo vão ser-te muito úteis. Neste vais encontrar os produtos explicados um por um, como funcionam e para que tipos de pele se adequam.

Foi dado um maior destaque à limpeza de pele onde se fala de barras de sabonete, soluções de limpeza em gel espumosas e não-espumosas, leites tónicos e leites de limpeza, águas micelares, óleos faciais e a limpeza dupla.

De seguida fala-se de séruns, hidratantes, cremes para os olhos, esfoliação, máscaras e protetor solar. Não só encontras a explicação de cada produto mas também os ingredientes pelos quais deves procurar nos rótulos, adequado ao teu tipo de pele. Isso é muito importante pois ao aprenderes sobre cada componente podes comprar um produto mais barato que faça o mesmo que um produto caríssimo!

O jargão dos cuidados da pele

Para mim, esta foi a parte que mais me surpreendeu e que tornou este capítulo no meu preferido do livro inteiro: O jargão dos cuidados da pele.

Nesta parte podemos aprender sobre vários termos utilizados em campanhas de marketing e presentes nos produtos. Alguns deles são hipoalergénico, clinicamente comprovado, dermatologicamente testado, natural, biológico e vegetariano/vegano.

Sabias que a grande maioria destes termos utilizados não têm regulamentação? Sabias que “clinicamente comprovado” e “dermatologicamente testado” não têm uma norma para seguir? “Dermatologicamente testado” pode, literalmente, significar que um dermatologista deu um produto a testar a 10 pessoas e que nenhuma delas teve uma reação. E isto é assustador saber que não existe um regulamento que defina como devem ser efetuados os testes em produtos de cosmética!

“Natural”, “biológico” e “vegan“, também não têm regulamentação. O que faz um produto ser “natural”? Qual é a regra para que um produto seja considerado assim e outro não?

Na Europa, apesar de haver muito ainda a fazer neste sentido, existem componentes que são proíbidos nos produtos de cuidados de pele e maquilhagem. Já noutros países, como nos Estados Unidos da América, isso não acontece. O que significa que podem haver produtos a serem comercializados com componentes prejudiciais para a nossa saúde!

Livro rotinas cuidados de pele

Rotinas para cada tipo de pele

Este é o capítulo mais curto e direto do livro. Aqui aprendes as rotinas para pele oleosa, pele seca, pele sensível e pele normal a mista. As rotinas são matinais e noturnas e dizem todos os produtos que deves utilizar, na ordem correta.

Lê também: Qual a ordem certa para aplicar os produtos de rosto

Hormonas

Como já disse em cima, a “Bíblia dos Cuidados da Pele” é um livro para todas as idades e este capítulo mostra isso mesmo. Aqui aprendes sobre a puberdade, a gravidez e a menopausa.

A secção da gravidez aborda o acne, as estrias, o melasma, a pigmentação, o eflúvio telogénico, o prurido e as erupções cutâneas da gravidez.

A secção da menopausa abora a pele seca, as rugas, a fragilidade acrescida, o eritema/pele sensível e os pelos faciais.

Apesar de falar em acne, pele seca, entre outras situações, aqui apenas se estão a abordar questões hormonais pelo que estas situações quando relacionadas com outras causas estão abordadas noutros capítulos.

Problemas específicos da pele

Este capítulo é muito importante para todas as pessoas que sofrem de acne. Sejam adolescentes ou adultos, aqui fala-se de acne em todas as situações. É na verdade o maior tema abordado neste capítulo e bastante completo. Se a acne facial ou corporal é algo que te incomoda, aconselho-te bastante esta leitura.

Aqui aprendes o que é a acne, quem a tem, quais são as causas e quais os tratamentos que existem. Também aborda os pontos negros. A dermatologista coloca e responde às perguntas que recebe com maior frequência (e acreditem que são muitas) como “porquê que ainda tenho acne se tenho mais de 30 anos?” Muitas destas perguntas e respostas são muito úteis e são dúvidas que muitas pessoas têm.

As cicatrizes da acne, o que as provoca, que tipo de cicatrizes existem e como as tratar também é uma parte muito importante deste capítulo. Pois apesar de muitos dermatologistas afirmarem que não existe tratamento para as cicatrizes, para algumas existem e para outras existem formas de as disfarçar. Aqui é muito importante a escolha de um bom profissional.

Os outros problemas de pele abordados são os poros, a rosácea, a pigmentação, as manchas da idade e as olheiras. Todos falam da sua causa e tratamentos mas quero realçar que se sofres de rosácea, este tema está muito bem explicado desde o que a causa, o que a agrava, e que produtos procurar e quais a evitar.

Estilo de vida

O estilo de vida influência bastante o estado da nossa pele. E isso já não é novidade. Desde o sono, o microbioma da pele, a alimentação, o exercício físico, a poluição, o tabagísmo e o álcool.

Aqui dou destaque para a alimentação e o realcionamento do açúcar com o envelhecimento da pele, o acne corporal relacionado com o exerício físico e a cicatrização deficiente das feridas devido ao tabagismo.

Marcador do livro Bíblia dos cuidados de pele

Tratamentos anti-idade

Se já estás na fase de procurar e comprar produtos que digam “anti-aging”, ou “anti-idade”, neste capítulo vais encontrar tudo o que precisas de saber sobre retardar o envelhecimento da pele.

Começa pelos cremes e geis falando dos retinoides, antioxidantes, produtos de fitoterapia, péptidos, factores de crescimento e protetores solares. Este último com um foco muito grande e bastante desenvolvido abordando também os mitos mais conhecidos mas que muita gente ainda acredita.

E independentemente do tipo de pele, também encontras uma rotina de cuidados de pele focada em anti-idade.

Os tratamentos injetáveis, técninas de resurfacing da pele e outras técnicas, como o microagulhamento, também estão abordadas neste capítulo.

Os sinais e o cancro da pele

Por fim, mas sem dúvida não menos importante, o último capítulo aborda de uma forma bastante completa o cancro da pele.

O melanoma é um assunto muito sério e que eu já vi bem de perto o que faz. Neste capítulo encontras:

  • Quais são os factores de risco?
  • O melanoma é muito perigoso?
  • Como posso dinimizar o risco de desenvolver melanoma?
  • O que devo procurar quando examino a minha pele ou a pele de outras pessoas?
  • Como devo examinar os sinais na minha pele?
  • O que devo fazer se algum sinal me preocupar?
  • Como será a minha consulta com um dermatologista?
  • O que é que acontece se o exame laboratorial detetar cancro no meu sinal?
  • Vejo imensas clínicas em centros comerciais e zonas comerciais, serão boas?

Decidi descrever em cima todos os assuntos abordados sobre o melanoma no livro porque acho que é um assunto de extrema importância. Para além disso também fala no cancro da pele não-melanoma, na prevenção, nas queimaduras solares e sobre a vitamina D.

Uma bíblia de beleza para todas as idades

A “Bíblia dos Cuidados da Pele” é um livro super completo e que, muito honestamente, todos deveriam ler sejam homens ou mulheres. Vi situações, como o acne corporal, muito bem explicadas desde a causa aos tratamentos que muitos homens sofrem e não sabem como tratar. E claro, imensas situações que nós mulheres sofremos ou iremos sofrer ao longo da vida que estão muito bem explicadas, e nos dizem como as prevenir.

Não acho que este livro substitua nenhum dermatologista, nem quero passar essa ideia, mas aconselho a se tens alguma dúvida/situação/problema de pele a leres este livro em primeiro lugar. Quem saiba não encontras a solução ou a informação que tanto procuras, independentemente da idade que tenhas.

Podes encontrá-lo à venda aqui com 10% de desconto.

Partilha esta publicação com aquela amiga que quer comprar a “Bíblia dos Cuidados da Pele”

A bíblia dos cuidados da pele

1 Comment

  1. Ana Rita 4 de Outubro, 2019

    Olá Catarina! Fiquei com imensa curiosidade em ler essa bíblia. pode ser que seja para breve, beijinhos,
    https://sobomeuolhar7.blogspot.com/

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.