10 passos para seres uma pessoa confiante!

Como ser confiante - Conjunto femmeluxe
Lounge wear sets

Agora com o verão à porta é normal que certas inseguranças estejam mais à flor da pele. Seja sobre o nosso corpo, a nossa vida, entre outras. Mas isso não deve impedir-te de seres quem és e de aproveitar a vida ao máximo. Por isso, hoje vou mostrar-te como ser confiante!

Como ser confiante em 10 passos

Ser uma pessoa confiante não é algo que decidimos e acontece de imediato. São um acumular de pequenas coisas que ao ficarem enraizadas nos tornam em pessoas seguras e confiantes.

É um processo de melhoramento pessoal que nos permite crescer e estar mais à vontade connosco. E acredito que seja o caminho para combater as nossas inseguranças.

Por isso se queres saber como ser confiante, segue estes passos:

Cuida de ti

Não é novidade que estamos mais confiantes quando nos sentimos bem. Quando estamos mais giras, com aquela maquilhagem maravilhosa, pele impecável e/ou com aquela roupa que nos fica tão bem.

Por isso dedica tempo a cuidares de ti. Cuida da tua pele, dedica tempo à tua maquilhagem e ao que vais vestir. Especialmente se for um dia “não”. Refiro-me aqueles dias em que nada parece que nos fica bem. E em vez de escolheres “qualquer coisa”, escolhe algo que sabes que te favorece e onde te sentes confortável e segura. O mesmo para a maquilhagem.

Foca-te nas coisa que gostas de fazer

Todos nós temos coisas que gostamos mais de fazer que outras. Mas nem todos somos sortudos para que elas sejam o nosso trabalho. No entanto, no nosso tempo livre somos livres para escolher o que queremos fazer.

Quais são os teus hobbies? O que gostavas de fazer com o teu tempo livre? Gostavas de aprender sobre algo? Começar um projecto? Pintar? Então larga a televisão, as séries e tudo o que te faz desperdiçar tempo, e dedica-te ao que te faz feliz. Afinal, a felicidade é um grande passo para a nossa confiança.

Jumpsuit Femme Luxe
Jumpsuit

Aprende a gostar das tuas “falhas”

Aprender a ver os nossos “defeitos” como uma parte de nós e não como uma coisa má, um defeito, faz milagres pela nossa auto-estima!

E pensa bem, não gostas de algo em ti porque não gostas mesmo, ou porque outras pessoas te fizeram sentir assim contigo própria? Será que tens mesmo algum problema com algo em ti, ou são os outros que têm e arranjam algo para implicar?

Desde que me lembro sempre gozaram com o meu nariz, e por ter pouco cabelo. Perdi a conta às piadas que faziam sobre isso e a quantidade de vezes que me disseram “quando cresceres vais ser careca”. Lembro-me que no início ficava bastante triste com todos os comentários e deixei que isso se transformasse em inseguranças.

Mas conforme fui crescendo fui-me apercebendo que na realidade eu não tinha nenhum problema com isso. Eu sei que não tenho o nariz mais bonito do mundo, mas também não tenho nenhum problema com o que tenho. E não o mudaria por nada deste mundo a não ser por motivos de saúde.

Livrar-me dessas inseguranças, perceber que não me incomodam e ser capaz de me rir das piadas que fazem (e até fazê-las eu) tornou-me numa pessoa muito mais confiante, mais forte e segura de mim mesma.

Afasta-te de quem te faz sentir mal

Seguindo um pouco o passo anterior, é muito importante afastarmo-nos de quem nos faz sentir mal e tristes.

É importante reconhecer e diferenciar quem diz algo sem maldade dos que dizem algo apenas para nos magoar. Porque essas pessoas são uma origem de inseguranças e dúvidas que vão crescer na nossa cabeça. Vão fazer com que não nos achemos bons o suficiente e fazer-nos achar que temos bastantes “falhas”.

Positivismo atrai coisas positivas e por isso devemos escolher muito bem as pessoas que nos rodeiam.

O mesmo aplica-se nas redes sociais. Para de seguir todas as pessoas a quem te comparas, aquelas que apenas te relembram o quão a tua vida não é aquilo que desejas e te tira a vontade de a mudares para a que queres. Segue apenas pessoas que te inspirem a ser melhor, a seguires os teus sonhos e a seres mais confiante.

Aprende com os teus erros

Quando cometes algum erro o que fazes? Culpas-te? Culpas os outros? Perdes tempo a justificar-te em vez de resolveres o problema?

O que está feito está feito e se erraste assume rapidamente e foca-te em remediar a situação. O que podes fazer agora? O que aprendeste com isto?

Manter a calma e resolver situações menos boas ajudam-nos a ser mais confiantes no dia-a-dia e a não entrar em pânico sempre que algo corre mal. Saber que não importa a situação seremos sempre capazes de dar a volta à situação, não só muda a nossa reação aos problemas como nos torna pessoas mais relaxadas e com menos stress.

Como ser mais confiante! Yellow Rain
Jumpsuit

Elogia-te!

Na maioria dos nossos dias fazemos o nosso trabalho sem ouvir um elogio ou uma demonstração de gratidão pelo nosso empenho. Mas se falharmos em algo, temos imediatamente alguém a apontar-nos o dedo.

A falta de reconhecimento e elogios pode fazer com que tenhamos alguma dificuldade em saber o nosso valor. Por isso, quando consegues algo positivo, atingiste uma meta ou simplesmente fizeste uma boa ação, elogia-te!

Não precisas de gritar ao mundo o quanto estás orgulhosa de ti, basta que o digas mentalmente e te relembres do quão fantástica és!

Ajuda os teus amigos

Todos nós temos inseguranças, todos nós temos problemas e não há ninguém no mundo que seja imune a isto. Por isso quando um amigo teu precisar de ajuda, de umas palavras de encorajamento, ou simplesmente de alguém a fazê-lo sentir-se mais confiante, está lá.

Para além de ajudares alguém de quem gostas e de o fazeres sentir melhor, tu também te vais sentir mais feliz. Não só por veres o teu amigo mais feliz como por ter feito uma boa ação.

Escuta as tuas vontades

Por vezes somos tão rígidas connosco que não nos permitimos ter pequenos prazeres. Sejam eles quais forem, por quais forem os motivos.

Estás de dieta mas apetece-te comer um chocolate? Combinaste sair à noite com uma amiga mas não te apetece mesmo nada ir? Ás vezes ceder às nossas vontades faz maravilhas por nós! E isso não quer dizer que não continues a dieta depois disso ou que não saias noutro dia com essa amiga.

É importante ouvir as nossas vontades e desfrutar desses pequenos prazeres.

Jumpsuit Femme Luxe
Jumpsuit

Sai da tua zona de conforto

Se nunca saíres da tua zona de conforto e experimentares coisas novas, nunca te vais sentir confiante quando confrontada com uma nova situação.

Estar preparada para novos desafios e aventuras é fundamental para poder manter um nível de confiança em qualquer situação. Porque não importa qual a situação, terás a certeza que te vais conseguir adaptar e superar o que for necessário.

Aprende a viver de forma mais descontraída

As preocupações e problemas do dia-a-dia deixam qualquer um sem paciência e com algum stress que se vai acumulando. E acabamos por passar os dias preocupados com mil e uma situações que, na grande maioria, nem sequer podemos fazer nada para as alterar.

Neste estado é fácil sentirmo-nos mais vulneráveis e irritáveis. Aquele comentário que não teve importância torna-se numa discussão, aquela atitude inofensiva de um colega deixa-te irritada e reages a situações de forma exagerada.

É importante conhecer as tuas prioridades e o que realmente interessa. Se não podes alterar 50 das tuas 60 preocupações então para quê desperdiçar tempo a pensar nisso? E é assim tão importante teres essa discussão ou ganhas mais em deixar passar a situação?

Afinal, uma pessoa confiante sabe como reagir às situações e ser uma pessoa descontraída pode ajudar bastante nisso.

Então, como ser mais confiante?

Melhorando quem somos em pequenas ações, atitudes e pensamentos. Acredito que a confiança esteja de mão dada com a felicidade e o positivismo. Mas a cima de tudo, está relacionada com a relação que temos connosco. Quanto melhor ela for, mais confiantes conseguimos ser!

Lê também: Como ser feliz!


Partilha esta publicação com aquela amiga que precisa de ser mais confiante!

Como ser confiante!

8 Comments

  1. Mrs. Margot 6 de Junho, 2019

    Só ainda não consigo gostar das minhas “falhas” nem viver mais descontraidamente e são dois pontos que adorava um dia concretizar.

    Responder
    • ayellowrain 18 de Junho, 2019

      E com certeza que vais conseguir! É um caminho que temos de percorrer e não tenho dúvidas que todos o conseguimos fazer 🙂

      Responder
  2. Filipa Gonçalves 11 de Junho, 2019

    Sou super sensível a tudo à minha volta e por vezes desmotivo muito, o que faz a confiança que tenho em mim cair a pique.. uns dias melhores que outros, mas sempre a tentar melhorar 🙂

    Responder
    • ayellowrain 18 de Junho, 2019

      E são essas coisas que precisas de trabalhar e melhorar. Temos sempre de tentar ser o melhor de nós e apesar de não ser fácil, não é impossível. Beijinhos 🙂

      Responder
  3. Kaila Garcia 12 de Junho, 2019

    Quando a gente se olha por dentro, começamos a gostar de vários aspectos que antes passavam despercebidos, né? Com isso, ficamos mais confiantes, nos amamos mais..

    https://www.kailagarcia.com

    Responder
    • ayellowrain 18 de Junho, 2019

      Completamente! Beijinhos Kaila 🙂

      Responder
  4. Blogue Ela e Ele, Ele e Ela 15 de Junho, 2019

    Muita gente devia ler este artigo. É de uma importância extremA!!

    Responder
    • ayellowrain 18 de Junho, 2019

      Obrigada! Também penso que sim! Muitas vezes estamos tão focados nos “nossos” problemas e nas nossas inseguranças que nem tentamos perceber a origem ou como as mudar. E pequenos passos podem levar a grandes mudanças.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.