9 Erros que te estão a causar poros maiores!

9 Erros que te estão a causar poros maiores

Existem várias soluções no mercado para reduzir aqueles poros maiores que nos impedem de ter uma pele lisa. Mas sabias que existem 9 erros que os podem estar a aumentar ainda mais?

Não adianta utilizar cremes, séruns e outros produtos para reduzir os poros se depois acabas por contrariar esse efeito com estas ações.


Porque temos poros maiores que outros?

O aumento dos poros está muito associado à oleosidade da pele e ao acne. E, como tal, acaba por ser também associado aos tipos de pele.

As pessoas com pele mais oleosa, ou mista, têm tendência a ter poros maiores do que as pessoas com pele seca. Isto deve-se ao facto de produzirem mais oleosidade e sebo. E os poros ao terem mais sebo vão espandindo, acabando por ficar nesse tamanho.

É por isso que quem tem pele mista, por norma, apenas tem poros maiores na zona T, uma vez que é onde existe maior produção de óleo (o que é o meu caso).

Poros maiores na zona T

9 Erros que te estão a causar poros maiores!

Limpar a pele em excesso

Quando limpas a pele sentes que fica bastante seca ou sentes repuxar? Se sim, então estás a limpar demasiado a tua pele.

Limpar a pele em excesso acaba por retirar à pele os seus óleos naturais, deixando a pele seca e desidratada. Nestas situações a pele acaba por produzir mais óleo para compensar a falta de hidratação, o que causa poros obstruídos, que por sua vez causam borbulhas.

Produtos de limpeza com álcool também ajudam a secar a pele pelo, que se pretendem reduzir os poros, é preferível escolherem produtos com ações mais hidratantes.

Não usar um creme hidratante

Muitas pessoas acham que utilizar cremes hidratantes quando se tem acne apenas vai piorar o estado da nossa pele. Que vai tapar os nossos poros e que, por serem gordurosos, vão aumentar a produção de oleosidade no rosto.

Mas na verdade, a pele desidratada é um dos maiores inimigos dos nossos poros e utilizar um creme hidratante é um passo fundamental para ter uma pele saudável e sem borbulhas.

Se a pele não estiver hidratada o suficiente irá aumentar a produção de oleosidade para compensar. O que acaba por causar borbulhas e aumentar os nossos poros.

Excesso de exposição solar

Ao contrário do que se pensa, o sol é um inimigo dos nossos poros pois faz com que a nossa pele fique mais seca. E se ficar mais seca produz mais óleo, e mais óleo significa mais produção de sebo. O que também significa poros maiores.

Por isso, agora nos meses mais quentes, é essencial o uso do protetor solar e de uma rotina hidratante.

Catarina Jesus, autora do blog Yellow Rain

Obstruir os poros com maquilhagem

Uma das piores coisas que podemos fazer quando estamos com acne é tapar a nossa pele com maquilhagem. Isso vai acabar por selar todo o sebo nos poros, aumentando a inflamação e por sua vez os poros.

Apesar de ser exatamente nestas alturas que queremos usar base para tapar as imperfeições, o melhor é utilizar o mínimo de maquilhagem possível.

No entanto, se para ti é fundamental tapar as imperfeições, existem bases com ácido salicílico que ajudam a combater o acne enquanto estão no nosso rosto. Os BB e CC creams também são uma boa aposta nestas alturas.

Trocar de produtos com muita frequência

Por vezes utilizamos produtos novos que ao fim de poucas utilizações, como não vemos diferenças, acabamos por os por logo de lado e passar aos próximos.

Mas a não ser que um produto te provoque alguma reação, deves sempre testar um produto novo durante um mês. A pele renova-se a cada 28 dias e, por isso, este é o tempo aconselhado para ver se um produto funiona ou não. Se apenas usaste uma semana e depois paraste, podes nem ter dado oportunidade para que ele funcionasse.

Para além disso, trocar de produtos com muita frequência pode ser mau caso tenhas uma reação. Afinal, qual produto é que provocou isso?

Nessas situações é necessário ir isolando os produtos para perceber qual está a causar o problema.

Exfoliar a pele em excesso

Já sabemos que a exfoliação é um processo mais agressivo para a nossa pele. E por isso é que é recomendado fazer apenas 1 a 2 vezes por semana.

Ao exfoliares a pele em excesso estás a irritar a pele, o que acaba por aumentar os poros e produzir mais sebo de forma a proteger-se desta agressão. E quanto mais sebo mais poros obstruídos.

Existem dois tipos de exfoliantes: os físicos e os químicos. Nos físicos é necessário ter atenção à pressão e força que utilizamos. Os químicos são na verdade mais gentis para a pele uma vez que os ácidos destroem a “cola” que mantém as células mortas juntas.

Catarina Jesus - autora do blog de beleza Yellow Rain

Retocar a maquilhagem durante o dia demasiadas vezes

Durante o dia a nossa oleosidade começa a notar-se mais e nós vamos de imediato retocar a maquilhagem para tentar disfarçar durante mais umas horas.

Mas o problema é que ao longo do dia foram-se acumulando impurezas e bactérias por cima da nossa maquilhagem. E ao retocarmos estamos a pressionar ainda mais toda essa barreira para a nossa pele, selando-a com mais maquilhagem por cima.

Como tal, retocar a maquilhagem uma vez por dia é o máximo que devemos fazer. E é extremamente importante que ao chegarmos a casa limpemos muito bem o rosto, com dupla limpeza se for necessário.

Usar toalhitas absorventes de oleosidade

Como já foi referido em cima, ao longo do dia vamos produzindo mais oleosidade. E foi por isso mesmo que foram aparecendo aquelas toalhitas/folhas absorventes de oleosidade que basta pressionar no rosto e ficamos com a pele “normal” novamente.

Embora uma utilização por dia não seja muito prejudicial, mais do que isso não é recomendado. Afinal estás a retirar os óleos naturais da tua pele que, como já foi dito, irá acabar numa maior produção de óleo para compensar.

Expremer borbulhas que não estão prontas

Acho que todos nós já o fizemos pelo menos uma vez na vida. E também já nos arrependemos de o ter feito. Quando forçamos para rebentar uma borbulha podem acontecer várias coisas que acabam por inflamar ainda mais a nossa pele.

Na verdade, podes rebentar a borbulha por dentro da pele sem a conseguir extrair, espalhando todo o sebo e bactérias por baixo da pele. Isso acaba por irritar e inflamar ainda mais esta área, acabando por formar uma borbulha ainda maior.

Para além disso, forçar a extração pode causar cicatrizes na pele. E portanto, para além de não conseguires expremer nada ainda ganhaste uma nova marca/cicatriz no rosto.

Dica

Procura por produtos não comedogénicos. Ingredientes não comedogénicos são ingredientes que não obstruem os poros enquanto que os comedogénicos sim.

Lê também: Sérum Drops of Youth – Como Reduzir Os Poros!


Guarda esta publicação para não te esqueceres de nenhum erro!

Poros Maiores - Como diminuir os poros do rosto

11 Comments

  1. eLISABETH 25 de Maio, 2019

    A IDADE TAMBÉM CONTRIBUI PARA O PROBLEMA DO AUMENTO DOS POROS (NORMALMENTE DEVIDO A QUESTÕES HORMONAIS…).

    Responder
  2. Blogue Ela e Ele, Ele e Ela 29 de Maio, 2019

    esta publicação é, mais uma vez, incrivelmente importante. Tornaste-te rapidamente dos meus blogues de beleza favoritos. _Telma

    Responder
    • ayellowrain 18 de Junho, 2019

      Obrigada Telma! Não imaginas o quão feliz fico de ler os teus comentários! Beijinhos

      Responder
  3. Filipa Gonçalves 31 de Maio, 2019

    Quando era mais nova tinha muitos problemas com os meus poros, a minha pele era super oleosa e eu odiava-a como tudo! Mas com o tempo fui apanhando algumas dicas e mesmo hoje em dia, antes de meter a maquilhagem uso um primer mate que me deixa os poros fechados e não deixa a pele criar oleosidade.

    NEW POST: https://filipa-goncalves.blogspot.com/2019/05/summer-vibes.html

    Responder
    • ayellowrain 18 de Junho, 2019

      Também noto que o primer ajuda bastante com a maquilhagem mas ainda assim, se não retirar-mos tudo da pele no fim do dia, apenas tivemos a bloquear todo o sebo dentro do poro fazendo com que se espanda.

      Responder
  4. cidália 2 de Junho, 2019

    A limpeza da pele se for bem feita, é quase o suficiente para não passarmos por isso. Claro que, uma boa hidratação ajuda, e muito! 🙂
    Beijinho

    Responder
    • ayellowrain 18 de Junho, 2019

      O problema é que é exatamente na limpeza de pele que a maioria acaba por falhar.

      Responder
  5. thenotsogirlygirl 3 de Junho, 2019

    excelentes dicas. admito que nao sabia SOBRE ISTO. PENSAVA QUE UMA LIMPEZA EFICAZ, ESFOLIAÇÃO E HIDRATAÇÃO BASTAVA MAS PARECE QUE NAO EHEH. VOU TENTAR SEGUIR ESTAS DICAS!
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    Responder
    • ayellowrain 18 de Junho, 2019

      Esses passos são essenciais, mas claro que existem sempre outros factores que contribuem para tudo e por vezes são mesmo a causa. Beijinhos!

      Responder
  6. Triptofano 23 de Junho, 2019

    Mais uma vez um óptimo post, mas deixo apenas um detalhe, existe mais uma classe de exfoliantes: os enzimáticos, que funcionam como os químicos mas são muito mais bem tolerados por pessoas com pele extra sensível
    https://triptofano.blogs.sapo.pt/os-exfoliantes-nao-sao-todos-iguais-192499

    Continua com o bom trabalho 🙂

    Responder
    • ayellowrain 4 de Julho, 2019

      Obrigada pelo teu comentário! Vou ler mais sobre estes exfoliantes para me informar mais 😀

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.