Como determinar o meu tipo de pele?

Sobre mim - Yellow Rain

Saber o tipo de pele que temos é essencial para cuidarmos correctamente do nosso rosto e do nosso corpo. Cada tipo de pele tem as suas características e, por sua vez, as suas necessidades.

Existem várias formas de determinar o nosso tipo de pele: através de um dermatologista; através de diagnósticos de pele (várias marcas como a The Body Shop disponibilizam estes serviços); de forma autónoma.

Não existe um tipo de pele por pessoa. O tipo de pele é um “estado” da nossa pele que depende de várias condições e pode ir mudando ao longo da nossa vida. Pode ser influenciado pelo clima da zona onde vivemos, pela nossa alimentação, pelas temperaturas ao longo do ano e até pela idade.

Como determinar o meu tipo de pele?

Tipo de pele - Como determinar

Oleosa

Todas as peles produzem oleosidade mas este tipo de pele produz em demasia sendo frequente estar sempre com o rosto brilhante. Uma pele oleosa é uma pele que produz este excesso de oleosidade por todo o rosto e não apenas em algumas zonas (pele mista).

É comum o aparecimento de acne neste tipo de pele bem como ter um tipo de cabelo também oleoso. No entanto estes dois factores podem ser provocados por outros motivos.

A pele oleosa tem dificuldade em “segurar” maquilhagem e protectores solares pelo que a necessidade de voltar a aplicar estes produtos pode ser uma indicação de excesso de oleosidade. Essa oleosidade pode acumular e ser visível ao longo do dia havendo necessidade de limpar/absorver.

As peles oleosas sentem-se mais confortáveis com produtos de composições leves e embora possam ter a sensação de que não devem/precisam colocar creme hidratante não devem saltar este passo. A falta de hidratação pode levar a uma maior produção de oleosidade para compensar a desidratação.

Mista

Uma pele mista, como o nome indica, é uma mistura de tipos de pele que estão a afectar o rosto por zonas. Ou seja, existirem zonas da face oleosas e outras zonas secas. Um dos exemplos mais comuns é a chamada “zona T”.

Pessoalmente, a minha pele flutua entre pele mista e pele oleosa, sendo que existem algumas alturas do ano, e devido também a alterações na alimentação, em que o meu rosto fica totalmente oleoso. No geral uso produtos para pele mista e reforço o combate à oleosidade quando sinto necessidade disso.

Mas poderia ser totalmente o contrário, ter pele mista e poder ter outras alturas em que tinha a pele seca. Porque como disse em cima, um tipo de pele é um “estado” e não uma característica pessoal/genética. Pode alterar devido a vários factores.

Se têm pele oleosa numa altura do ano e noutra têm pele seca isso não significa necessariamente que a vossa pele é mista. Mas sim que o estado da vossa pele pode estar a alterar devido a mudanças de clima.

Este tipo de pele é dos mais difíceis de criar uma rotina porque embora existam imensos produtos indicados para peles mistas, nem sempre estes funcionam. É necessário perceber se a pele mista tende a ser mais oleosa ou se tende a ser mais seca. Caso seja mais oleosa procurem por misturar alguns produtos que controlem a oleosidade. Caso seja mais seca procurem cremes hidratantes/séruns mais ricos para aplicar nas zonas mais secas.

Brincos Nemi Dutchblend

Normal

Uma pele normal é um tipo de pele que não produz demasiada oleosidade e que não é seca. É um tipo de pele que se dá bem com a maioria dos produtos.

Isto não significa que não tenha outras necessidades como manchas, acne ou linhas de expressão. No entanto todos estes problemas podem acontecer em todos os tipos de pele uma vez que são um “assunto” diferente.

Para peles normais procurem por produtos “para todos os tipos de pele” uma vez que produtos de pele oleosa podem não vos dar hidratação suficiente e produtos de pele seca podem ser demasiado ricos e acabar por obstruir os poros. Produtos para peles sensíveis também podem ser uma boa adição na rotina.

Seca

Ao contrário da pele oleosa, a pele seca é uma pele que produz menos óleo do que é suposto e que tem dificuldade em estar equilibrada.

É normal neste tipo de pele a maquilhagem ficar texturada, nos meses mais frios começar a gretar e sentirem necessidade de usar hidratantes mais vezes.

Aqui o truque é perceberem a necessidade da vossa pele, sendo que podem utilizar produtos mais ou menos ricos consoante o que necessitam. Ou seja, uma pele extremamente seca pode precisar de produtos mais eficazes desde o tónico, até aos séruns e cremes hidratantes. Enquanto que uma pele menos seca apenas pode precisar de um creme hidratante rico.

Condições da pele

Como determinar o tipo de pele

Existem duas condições de pele que são muito frequentemente confundidas com tipos de pele: pele desidratada e pele sensível.

No entanto estas condições de pele podem acontecer a qualquer tipo de pele seja normal, mista, seca ou oleosa. E sim uma pele pode ser seca e estar hidratada.

Desidratada

Uma pele desidratada e uma pele seca são duas coisas diferentes.

Enquanto que uma pele seca tem falta de óleo, uma pele desidratada tem falta de água. A confusão parece partir de se utilizar um “creme hidratante” para peles secas ou para peles oleosas mas na verdade os cremes hidratantes têm mais que uma função, daí existirem para vários tipos de pele. Um creme hidratante não só deve hidratar a pele (água) como também controlar a oleosidade/aumentar (dependendo do tipo de pele).

Esta condição muitas vezes temporária pode ser tratada com um reforço na rotina diária. O ácido hilaurónico é conhecido por ser um aliado da pele hidratada uma vez que consegue reter até 6 litros de água mantendo esta camada de hidratação na pele.

Sensível

Existe uma diferença entre pele sensível e pele “sensibilizada”. E tal como a pele desidratada, é uma condição que pode acontecer em qualquer tipo de pele.

Uma pele sensível é uma pele reactiva, neste caso a produtos de cosmética. Mas também uma pele que reage a perfumes, mudanças hormonais entre outras situações.

Essas reacções podem causar repuxar, vermelhidões, ardor, entre outras situações. São aconselhados produtos para peles sensíveis que podem, ou não, necessitar de um acompanhamento dermatológico.

Se a vossa pele apenas reage a um ou dois ingredientes específicos significa que têm uma sensibilidade especial relativamente a esses ingredientes. Neste caso devem evitar produtos com os ingredientes que vos provoca uma reacção.

Aconselho nestas situações a procurarem sempre um profissional. Mesmo que não precisem de acompanhamento ou de tratamentos específicos, um dermatologista irá certamente identificar o problema melhor que nós próprios aconselhando a melhor direcção a seguir.


24 Comments

  1. Maria Almeida 8 de Abril, 2019

    sem dúvida são “estados” 😮 Já tive a pele oleosa, a pele seca, a pele mista, e agora estou com pele normal. É estranho o que o ambiente e certos factores fazem à nossa pele 😮
    Bom guia, gostei muito 🙂

    Responder
    • ayellowrain 22 de Abril, 2019

      Obrigada Maria! É verdade existem muitos factores que podem alterar o nosso tipo de pele.

      Responder
  2. inês 9 de Abril, 2019

    obrigada pelo comentário <3
    ótimas dicas 🙂

    http://www.pinkie-love.com

    Responder
    • ayellowrain 22 de Abril, 2019

      Obrigada, beijinhos

      Responder
  3. Blogue Ela e Ele, Ele e Ela 9 de Abril, 2019

    este artigo é super importante. Mesmo muito pertinente. Obrigado pela partilha!

    Responder
    • ayellowrain 22 de Abril, 2019

      Obrigada eu pelo vosso comentário, beijinhos

      Responder
  4. Carina vicente 9 de Abril, 2019

    Post super bem escrito!! e super pertinente, pois há imensas pessoas que acham que Têm um tipo de pele e não têm. E lá está a diferença entre pele seca e desidratada.
    parabéns 🙂

    Um beijinho,

    Responder
    • ayellowrain 22 de Abril, 2019

      Obrigada Carina, beijinhos

      Responder
  5. Marisa Cavaleiro 11 de Abril, 2019

    Olá
    A minha pele também é mista, este post é muito informativo.
    XOXO

    marisasclosetblog.com

    Responder
    • ayellowrain 22 de Abril, 2019

      Obrigada Marisa, beijinhos

      Responder
  6. jade bevan 11 de Abril, 2019

    omg i loved this post!! you are stunning!

    Jadieegosh   Instagram

    Responder
    • ayellowrain 22 de Abril, 2019

      Thank you Jade!

      Responder
  7. Ana Rita Teixeira 12 de Abril, 2019

    O post está muito bem escrito, parabéns! Conseguiste diferenciar muito bem quais os tipos de pele e estados na mesma!
    Neste momento a minha pele anda a balançar entre oleosa e mista!

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    Responder
    • ayellowrain 22 de Abril, 2019

      Obrigada Rita, beijinhos!

      Responder
  8. Virginia Ferreira 12 de Abril, 2019

    Post bastante útil.
    Beijinhos
    https://virginiaferreira91.blogspot.com/

    Responder
    • ayellowrain 22 de Abril, 2019

      Obrigada Virginia, beijinhos

      Responder
  9. Kaila Garcia 15 de Abril, 2019

    Amei demais seu post, é muito difícil conseguir classificar qual é nosso tipo de pele sem as informações certas!

    https://www.kailagarcia.com

    Responder
    • ayellowrain 22 de Abril, 2019

      É mesmo, ainda por cima com tantas informações erradas por aí.

      Responder
  10. Joana santos 15 de Abril, 2019

    Excelente post!! Eu considero que a minha pele seja uma mistura de normal, seca e desidratada sou um pouco preguiçosa em cuidar dela todos os dias…
    beijinhos!

    http://www.losingmamind.com

    Responder
    • ayellowrain 22 de Abril, 2019

      Obrigada Joana! Beijinhos

      Responder
  11. Juliana rabelo 16 de Abril, 2019

    Gostei muito de saber!

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

    Responder
    • ayellowrain 22 de Abril, 2019

      Obrigada Juliana! Beijinhos

      Responder
  12. Elisabeth Rodriguez 24 de Abril, 2019

    Olá Catarina,
    Um post muito bem escrito e muito elucidativo. De facto, o estado da nossa pele pode mudar dependendo de factores ambientais, stress, hormonais, idade e tantos outros factores, Como eu costumo dizer: “temos de saber ouvir a nossa pele”! Bjs

    Responder
    • ayellowrain 8 de Maio, 2019

      É mesmo importante saber ouvir, concordo plenamente 😀

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.