Toda a verdade sobre os cremes de olhos!

Cremes de olhos The Body Shop

Se há produto com quem eu tenho uma relação amor-ódio é sem dúvida o creme de olhos. Já testei vários e são raros os que funcionam. O que me levou a perguntar, será que os cremes de olhos funcionam mesmo?

Tal como a maioria dos outros cosméticos, os cremes de olhos prometem mil maravilhas: redução de papos, olheiras, linhas de expressão, desidratação, etc. Mas estes nem sempre funcionam.

Será que os cremes de olhos não fazem aquilo que prometem? Ou será que simplesmente não é possível melhorar estas condições?

The Body Shop - Oils Of Life

A pele ao redor dos olhos

Costuma-se dizer que os olhos são o espelho da alma mas na verdade os olhos são o espelho do nosso corpo. Não só se manifestam quando não dormimos o suficiente mas também através dos nossos hábitos alimentares e outros factores.

A pele ao redor dos nossos olhos é muito mais fina que no resto do rosto. Para além disso também produz menos oleosidade, colagénio e elastina que o resto da face. Como tal, esta zona tem mais probabilidade de ser/ficar seca e desidratada que por sua vez começa a causar rugas e linhas finas.

Devido à sua espessura é possível que alguns vasos sanguíneos sejam visíveis acabando por escurecer a zona de baixo dos olhos. Na verdade, a maioria das condições dos nossos olhos, como as olheiras e os papos, devem-se a problemas internos (má alimentação, desidratação, ansiedade, stress, etc).


O que são os cremes de olhos e para que servem?

Na realidade, a maioria dos cremes de olhos no mercado são uma versão diluída de um creme hidratante facial. Ou seja, na verdade, acabamos por pagar mais por um produto que tem menos ingredientes activos. Isto acontece porque a pele ao redor dos olhos é bastante fina e, como tal, são necessários cremes mais delicados para esta zona.

Podem na verdade diluir o vosso creme hidratante facial para aplicarem nesta zona do rosto, poupando assim algum dinheiro. No entanto há que ter noção que existem cremes hidratantes que mesmo diluídos podem ser demasiado agressivos para a pele ao redor dos olhos, dependendo dos ingredientes que tenham. E nem todos os cremes devem ser diluídos com água pelo que requer alguma pesquisa primeiro sendo que o estão a fazer por vossa conta e risco.

A função principal de um creme de olhos é hidratar a pele, pelo que o ingrediente principal é quase sempre água. Outros ingredientes ajudam a reter a água na pele e a diminuir a evaporação desta para o meio ambiente.

Uma vez que a maioria das condições ao redor dos olhos, como os papos e olheiras, são provocados na maioria internamente, ao escolher um creme de olhos devemos procurar sempre por um que seja hidratante e para peles secas (se for esse o caso).

Os cremes de olhos apenas actuam na superfície da pele e por isso qualquer factor causado internamente não pode ser alterado com cosméticos. Daí muitas vezes não vermos quaisquer resultados com cremes que prometem combater olheiras, papos e rugas e estarmos a gastar mais dinheiro num produto que apenas nos está a hidratar a pele como outro mais barato o faria.

O truque é saber escolher fórmulas com ingredientes eficázes independentemente do valor apresentado no produto.

No entanto, existem sim papos, olheiras e rugas que podem ser reduzidos com cosméticos quando causados por motivos externos, como vou falar mais em baixo. Estes resultados são no entanto temporários.


Cremes de olhos da The Body Shop - Elderflower e Oils of Life

Como tratar as olheiras?

As olheiras podem ser causadas por vários motivos. Podem ser genéticas, devido aos vasos sanguíneos, à pigmentação da pele, alergias, cansaço, stress, má alimentação e falta de sono. Apenas a pigmentação pode ser tratada com cosméticos.

Esse é um dos grandes motivos para o descontentamento em geral com os cremes de olhos. Porque na verdade a maioria das olheiras é causada pelos vasos capilares (vasos sanguíneos muito pequenos) que ao dilatarem ficam mais visíveis através da pele. Apenas a alteração da cor nesta zona através da pigmentação pode tratada com cremes de olhos, pelo que muitas vezes, apesar de um creme ser específico para esta condição, não se vêem quaisquer resultados.

Quanto mais dilatados os vasos capilares estiverem, mais visíveis e escuros serão. Isto poderá acontecer devido a má alimentação (a falta de nutrientes causa a dilatação dos vasos para que mais nutrientes possam passar), ao stress, à ansiedade ou outros desiquilibrios mentais que acabam por causar um aumento da circulação sanguínea no nosso corpo.

Mas o problema não fica por aqui. O stress e a ansiedade podem diminuir as nossas horas de sono que por sua vez nos deixam cansados, provocando mais stress e entrando num círculo vicioso que não só continua a causar olheiras como outros problemas no nosso corpo.

Assim sendo, dormir as horas aconselhadas, ter uma boa alimentação e uma boa saúde física e mental são essenciais para se tratar as olheiras.


Cremes de olhos indicados para olheiras

Devido à sua acção iluminadora na pele, a maioria destes cremes contém vitamina C. Dois produtos muito adorados por influenciadoras são o Midnight Serum e o Cream Avocado Eye Treatment da Kielhs. Mas como nunca experimentei nenhum dos dois não posso dar a minha opinião sobre eles.


Gel de olhos da The Body Shop - ElderFlower

Como tratar os papos?

Os papos por baixo dos olhos são causados por dois factores: gordura acumulada ou inchaços. Apenas os papos provocados por inchaço podem ser tratados com cosméticos.

No entanto existem inchaços que são provocados pela nossa alimentação, mais especificamente devido às proteinas, sódium e potássio. Quando consumidos em excesso os nossos rins e figado não conseguem eliminar o que está a mais acabando por causar um desiquilíbrio no nosso corpo.

Nestas situações os cosméticos podem ter apenas efeitos temporários uma vez que a causa não está a ser tratada.

Um truque para evitar ter os olhos inchados após a noite é dormir com a cabeça mais elevada (de cara para cima), desta forma os fluídos não acumulam na cabeça.

Existem cremes de olhos, geralmente mais caros, que têm um aplicador metálico para ajudar a desinchar os papos. Outro truque é utilizar uma colher com o vosso creme de olhos, o metal da colher irá dar a sensação de fresco ajudando a desinchar. E desta forma também podem poupar algum dinheiro.


Cremes de olhos indicados para papos

Um ingrediente muito comum em cremes de olhos para papos é a cafeína. Existem também várias máscaras caseiras para os papos que podem ser feitas com borras de café, como esta aqui de apenas dois ingredientes.

Um produto bastante recomendado por influenciadoras, incluíndo a Jael do Coquette à Portuguesa, é o sérum Caffeine Solution 5% + EGCG da The Ordinary (vai ser o próximo que vou experimentar quando os meus cremes terminarem).

Outro produto que funciona muito bem mas que os resultados são completamente temporários são os eye patches. Sempre tive curiosidade em experimentar os da Filorga.


The Body Shop - Elderflower e Oils of Life

Como tratar rugas e linhas finas?

As rugas e as linhas finas sempre foram muito associadas ao envelhecimento. A pele vai perdendo a sua elasticidade e com isso as primeiras linhas começam a aparecer.

Mas as rugas e as linhas finas ao redor dos olhos podem aparecer devido à desidratação e secura da pele. Como já referi em cima, a pele ao redor dos olhos produz menos oleosidade e elastina que o resto do rosto.

Como tal um bom creme de olhos é essencial para garantir a hidratação desta zona bem como uma aplicação correcta do mesmo. Muitas pessoas apenas colocam o creme de olhos na zona da olheira e colocam-no mal.

O creme de olhos deve ser colocado na zona inferior das olheiras, nunca chegando perto do olho uma vez que a pele vai “puxar” os nutrientes para onde precisa. Devem também colocar por cima do olho, junto ao osso onde têm a sobrancelha (não colocar na pálpebra móvel, e no exterior do olho (onde fazemos o “winged eyeliner”). Este último sítio sendo muito importante uma vez que é o local onde as primeiras rugas costumam aparecer.


Coisas a NÃO fazer ao redor dos olhos

Evitar colocar séruns e tónicos ao redor dos olhos! São muitas vezes agressivos para esta zona causando não só desconforto e ardor como também rugas e linhas finas.

Não utilizar cremes demasiados espessos nesta área, especialmente colocando várias camadas, uma vez que podem desenvolver mília. Mília é uma espécie de erupção cutânea, não confundir com espinhas e cravos, de aspecto branquiçado e duro. Não podem ser expremidas e apesar de não apresentarem nenhum risco de saúde, removê-las é bastante difícil sendo que na maioria é necessário recorrer a laser.

Não proteger a pele ao redor dos olhos contra o sol é um grande erro. Esta pele é extremamente sensível e fina pelo que devem sempre que possível utilizar cremes de olhos com FPS.

Ser consistentes é o que vos levará a ver resultados pelo que a utilização hoje e depois “quando me lembrar” não irá levar a quaisquer resultados. Os cremes de olhos resultam, quando é possível, quando utilizados por bastante tempo (no mínimo alguns meses). Os melhores resultados são sempre visíveis em pessoas que têm uma rotina consistente há vários anos.


Guarda esta publicação para consultares sempre que precisares

Cremes de olhos da The Body Shop - Elderflower e Oils of Life

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.