5 Formas De Investir Em Ti

5 formas de investir em ti!
Ano novo, vida nova! Ou assim o dizemos todos os anos, esperando que aconteçam mudanças positivas. E é aí que está o erro, em esperar. As mudanças somos nós que as temos que fazer e é por isso que deves, a cima de tudo, investir em ti!
Quando investimos em nós, na verdade também estamos a investir em tudo o resto. A forma como encaramos as coisas, como nos relacionamos com os outros, etc. E é por isso mesmo que todos os anos, investir em mim é a minha maior prioridade.

Põe a tua felicidade em primeiro lugar

De certeza que já ouviste a frase “se eu não cuidar de mim, quem cuidará?” Ou a frase “só conseguimos estar bem com os outros se estivermos bem connosco”. E a verdade é mesmo essa. Por vezes deixamos que a nossa felicidade dependa de outros factores/pessoas, ou até que esteja debaixo dessas. Mas quando nós estamos verdadeiramente felizes, tudo o resto corre bem.
Reflete sobre as coisas que te impedem de ser feliz. Leva o tempo que precisares, dias, semanas, e depois toma uma decisão sobre as mesmas. Afinal, todos merecemos acordar com um sorriso no rosto.

Define os teus objectivos

É muito importante sabermos aquilo que queremos e o que temos que fazer para o concretizar. Caso contrário, a vida vai acontecendo e outras coisas vão aparecer pelo meio.
Ter objectivos definidos ajuda não só nos ajuda a alcançá-los mais rapidamente como, nas alturas que nos sentimos mais em baixo ou até mesmo “perdidos”, a saber o rumo que temos que seguir.
O importante é que te foques no que te faz feliz e no que realmente queres alcançar.

Reflete sobre o teu curso/carreira

Relacionado ainda com os tópicos em cima, é muito importante refletir sobre o nosso rumo atual e se este, está em linha com os objectivos que queremos atingir.
Passamos a maior parte das nossas vidas nas escolas e, mais tarde, a trabalhar, pelo que é muito importante que as nossas escolhas nos tragam felicidade e bem estar. Esse não é o caso? Então deves refletir e perceber o porquê de não te estar a dar satisfação. É o curso/trabalho? São as pessoas? é o local? É a remuneração/condições?
Se for necessário uma mudança e esta não poder ser imediata, faz com que seja um dos teus objectivos. Desta forma irás preparar-te para poderes fazer essa transição dentro das tuas possibilidades.

Desenvolve as tuas competências

Nada diz “investir em ti” mais do que o nosso crescimento, seja ele pessoal ou nas nossas competências. E existem imensas maneiras de fazer isso acontecer. Desde tirar novos cursos/formações, ler livros, ou aprender algo com outras pessoas (por exemplo: jardinagem ou cozinhar).
Existe imensa informação gratuíta na internet, desde livros a videos e cursos, como na Skillshare. Também podes consultar livros em bibliotecas ou aprender com documentários através da televisão. Nunca é tarde para se aprender mais.
Este ano li algo que me ficou na cabeça: “O ordenado mínimo é isso mesmo, o mínimo que podes ganhar. A partir daí só podes subir.”
E a verdade é que é isso mesmo. Podemos sempre melhorar mais, saber mais e sermos capazes de mais coisas. Só ficamos pelo mesmo patamar se assim o quisermos.

Cuida de ti

Investir em ti também é saber cuidar do nosso corpo e mente. É preciso ser saudável nos dois campos e tentar prevenir futuras doenças. Faz exercício, alimenta-te bem e mantém uma mente saudável.
Nesta altura do ano a moda é começar uma dieta e inscrever no ginásio. Não sigas a moda. Não comeces uma dieta porque alguém diz que com ele/a resultou e não vás para o ginásio só porque toda a gente também vai.
Começa por reduzir as coisas más e aumentar as coisas boas. Passa menos tempo no sofá e anda mais a pé. Reduz no sal, e nos doces, e come mais legumes. Bebe menos sumos e mais água. As verdadeiras mudanças são aquelas que se tornam hábitos.
Não sabes por onde começar? Pede ajuda a profissionais que possam dar-te as melhores soluções para o que pretendes. Cada corpo é um corpo e por isso o que resulta com uma pessoa pode não resultar para ti. O mesmo serve para a nossa saúde mental, não tenhas vergonha de pedir ajuda a alguém qualificado que pode realmente ajudar-te.
Se ir para um ginásio e frequentar um nutricionista é um passo que ainda não estás pronto para dar, existem aplicações que te podem ajudar a manter os teus objectivos. Eu uso o Lifesum para ir registando a minha alimentação e o Nike Training Club para os meus treinos, e recomendo ambas.
Se há melhor forma de começar o ano do que começar a investir em ti? Eu acho que não.
 

Partilha esta publicação!

 

16 Comments

  1. Miguel Gouveia 3 de Janeiro, 2019

    Igualmente, querida 🙂

    Acho que investir e olhar mais para nós – no sentido de olhar o que somos -, são o ponto de partida 🙂

    NEW OUTFIT POST | NEW WAYS.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me 😀

    Responder
  2. Maria! 3 de Janeiro, 2019

    Concordo com tudo! É algo que me tenho focado imenso nos últimos anos! 🙂

    Lovable Maria | Instagram | Youtube

    Responder
  3. Monyque Evelyn 3 de Janeiro, 2019

    Que post maravilhoso, amei demais e a partir de hoje usarei essas dicas 😀
    Feliz 2019, que seja um ano maravilhoso pra você!

    https://www.submersaempalavras.com/

    Responder
  4. Adoro a forma como escreves e estes teus posts, são muito inspiradores 🙂
    Concordo plenamente com a parte de não seguirmos a moda com dietas ou ginásios, acho que devemos sim procurar algo que nos motiva e encontrar os nosso próprios metódos, fazer as coisas de forma a que se adaptem a nós, senão só nos vamos frustrar mais 🙂
    Beijinhos grandes e um feliz 2019 🙂

    http://sweetrainbowblog.blogspot.com/

    Responder
  5. Rita Alegria 3 de Janeiro, 2019

    Um bom 2019 minha querida! Sem dúvida que cuidar de nós é meio caminho andado para nos sentir-mos bem e dar mais de nós em tudo o que nos rodeia! Espero que 2019 seja bom para ti. Adoro a tua forma de escrever. Segui o teu cantinho!

    Blog: miudadasflores.blogspot.com

    Responder
  6. Marta Carvalho 3 de Janeiro, 2019

    É tão importante investir em nós! 😀

    http://www.amarcadamarta.pt

    Responder
  7. The Pink Elephant Shoe 4 de Janeiro, 2019

    Achei esta publicação tão importante minha querida! Espero que este ano seja realmente o ano em que vá investir em mim!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    Responder
  8. Adriana R. 6 de Janeiro, 2019

    Nem mais! Cuidar de nós é tão importante. Achei o teu post maravilhoso, perfeito para começar o ano. <3 Beijinhos

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.