Skincare E Maquilhagem | Todas As Perguntas Respondidas

16:11

Skincare E Maquilhagem | Todas As Perguntas Respondidas

Se há algo que começou a acontecer mais desde que o blog se tornou exclusivamente de beleza e bem estar foram as questões sobre estes temas. E por isso, decidi fazer esta publicação para responder a todas as vossas questões de skincare e maquilhagem.

Algumas das questões têm se vindo a repetir ao longo do tempo. E isso fez com que percebesse que existem muitas pessoas com as mesmas dúvidas. E como a dúvida de uma pessoa também pode ser a de outra, decidi trazer-vos uma publicação exclusivamente dedicada às vossas questões.

Não encontras aqui uma dúvida/questão que tenhas sobre skincare e maquilhagem? Deixa-a nos comentários para que te possa responder.

Skincare e maquilhagem - Todas as perguntas

Skincare E Maquilhagem | Todas As Perguntas Respondidas

O que é melhor? Um spray ou um pó fixador?

O que é melhor poderá partir da preferência de cada um. Mas no que toca à duração de maquilhagem o spray fixador tem uma performance melhor.

Ambos os produtos podem ser conjugados numa rotina de maquilhagem. Pois apesar de ambos fixarem a maquilhagem, têm objectivos distintos. O pó fixador serve para fixar toda a maquilhagem líquida/creme antes de se passar à aplicação dos produtos em pó. Também aumenta a aderência destes por cima, por exemplo, da base. Para além disso, podem ter funções iluminadoras ou matificantes.

O spray fixador pode ser comparado à laca para o cabelo. É o último passo que tem como função fixar tudo o que foi aplicado, sem alterar as características das mesmas. Por exemplo, não altera a iluminação da vossa pele.

Ambos sendo de qualidade fixam a maquilhagem na perfeição. Se os usarem aos dois terão certamente o que pretendem. Se apenas quiserem utilizar um, o spray será o que vos fixa todos os produtos líquidos/creme e em pó.

Usar uma esponja para aplicar base é muito diferente de usar um pincel?

Sim, a aplicação é diferente. Enquanto que com um pincel espalhas a base pelo rosto arrastando o pincel, com uma esponja é suposto ires aplicando por "batidas". Ou seja, não é suposto arrastares também a esponja pela face.

Isso torna a aplicação mais lenta com a esponja, uma vez que por batidas demora mais tempo a cobrir toda a pele. Com um pincel, é como pintar uma tela. É rápido.

Em relação ao aspecto com que a base fica no vosso rosto vai depender do estado da vossa pele, da qualidade do acessório e da fórmula da base. Se a vossa pele não estiver hidratada, estiver seca ou a escamar, o resultado não irá ser bom. 

Tanto o pincel como a esponja podem ser utilizadas em qualquer fórmula de base. Na minha experiência, consigo acabamentos perfeitos com ambos. Em bases com fórmulas mais cremosas e espessas, prefiro utilizar a esponja porque consigo um acabamento mais natural. Em bases líquidas e de pouca cobertura costumo utilizar o pincel apenas para ser mais rápido, e a esponja quando quero algo mais perfeito. Mas a minha preferência pela esponja é completamente pessoal.

Quais os produtos aconselhados para quem tem alergias?

Esta pergunta já me foi feita várias vezes e referente a diferentes coisas. Há as alergias aos produtos, as alergias gerais (por exemplo ao pólen)  e as alergias que na verdade são problemas de pele.

Em relação às alergias aos produtos é necessário perceber o que está realmente a causar a alergia. É um ingrediente, são vários? Quais são os ingredientes presentes nesse produto vs os produtos que não causam reação? É necessário descobrir a causa para que depois se possam usar produtos que não contenham esse ingrediente.

Por vezes a pele também fica com vermelhidão, desconforto e sentem repuxar. Na maioria das vezes isso não significa uma alergia mas sim que o produto é demasiado agressivo para a vossa pele. Se essa reação é comum então significa que a vossa pele é sensível e só devem utilizar produtos que sejam adequados para a mesma. Ver aqui: Rotina para peles sensíveis.

Para quem tem alergias mais gerais em princípio não haverá qualquer problema em utilizar qualquer produto de rosto/corpo, uma vez que a causa da vossa alergia não é essa. No entanto, quando a alergia se manifesta isso afeta o estado da vossa pele pelo que devem utilizar produtos consante essa reação. Se a reação se manifesta como, por exemplo, uma erupção cutânea a minha recomendação é a utilização de produtos para pele atópica. Procurem por produtos com propriedades calmantes.

Se a reação é, por exemplo, manifestada através de espirros em que a vossa pele começa a ficar mais seca e ferida, aconselho a utilização de produtos muito hidratantes. Desta forma irão conseguir combater esses efeitos secundários à vossa pele.

As peles reativas/atópicas devem utilizar produtos aconselhado para as mesmas. E esse aconselhamento deve vir de um dermatologista que analisa a vossa situação e vos aconselha de acordo com a mesma. Não usem um produto só porque sim, procurem alguém especializado no vosso problema.

Quantos produtos devemos utilizar na nossa rotina diária?

Não há uma resposta concreta para esta pergunta. Existem produtos que não devem ser utilizados em conjunto, e existem produtos que devem ser utilizados com uma periodicidade diferente.

Mas não há um número minímo ou máximo de produtos que se possam usar. Pessoalmente, sou apologista que menos é mais. E por isso, apenas devemos utilizar produtos que sejam mesmo necessários para a nossa pele. Por exemplo, junta um sérum à tua rotina se ele for de facto combater algo que precises e não apenas para utilizar um.

No entanto, diria que no mínimo devem utilizar três. Um gel de limpeza, um tónico e um creme hidratante são três passos fundamentais que devem ser a base de qualquer rotina. Depois, consoante as vossas necessidades, devem acrescentar os produtos que necessitem.

Quanto tempo leva um produto a ter resultados?

Depende de pessoa para pessoa, pelos mais variados motivos. Mas por norma conseguem-se ver os primeiros resultados ao fim de 7-14 dias. Este número é a média dada pelos vários testes de cosméticos realizados por laboratórios, em pessoas.

No entanto, as grandes diferenças costumam notar-se após um mês de utilização do mesmo, ou após cada ciclo de renovação da pele. Conforme vamos envelhecendo, o nosso ciclo vai aumentando pelo que quanto mais velhos formos, mais tempo podemos levar a ver resultados.

É mesmo necessário usar protetor solar todos os dias?

Sim! Não há nada que proteja mais a nossa pele que o protetor solar. É muito importante na prevenção contra o cancro da pele e o envelhecimento da mesma. 

O seu uso previne também o aparecimento de rugas, linhas de expressão, sinais e inchaços. Deves utilizar um SPF superior a 30. 

Como muitas pessoas apenas utilizam protetor solar durante o verão, podem sempre procurar cremes hidratantes e bases com proteção solar. Nunca devem ter menos de SPF 15.

Como achar o tom correcto da base?

Existem pessoas que dizem que podem testar os tons no pulso ou nas costas das mãos. Eu não aconselho isso. A base é para o vosso rosto e é aí que a têm que testar. O nosso rosto nem sempre tem a mesma cor que o resto do nosso corpo.

Testem no pescoço ou na linha do maxilar. De preferência façam-no nos dois sítios. Dessa forma vão conseguir chegar ao vosso tom natural mais facilmente uma vez que depois da base aplicada, o rosto e o pescoço devem ter a mesma cor.

Depois da cor escolhida, peçam amostras dessa cor, da cor a baixo e da cor a cima. Se tiverem em dúvida com os subtons peçam também a contar com isso. Nem sempre é possível perceber o tom através de um pequeno teste na loja e existem bases que oxidam. Experimentem amostras primeiro sempre que possível.

Também existem sites que, através das bases que já usámos, nos ajudam a chegar à nossa cor correta em cada marca. Podes vê-los aqui.

Como escolher a cor do pó compacto?

O pó compacto deve ser da mesma cor que a base. Ou caso façam como eu, que apenas uso um tom de base o ano inteiro, podem ter um pó compacto mais escuro para o verão. De qualquer forma, precisam de saber a vossa cor no inverno e a vossa cor no verão para que o vosso rosto seja igual ao pescoço.

Tal como as bases, devem testar sempre no rosto. Se não notarem diferença nas cores entre a base e o pó então encontram o vosso tom correcto.

Qual é a minha marca de maquilhagem preferida?

Algo que me tem sido bastante perguntado, e que tal como a pergunta indica tem a ver com as minhas preferências. Como tal, não me sinto confortável para recomendar uma marca como a "melhor", ou com a mais "qualidade". Até porque para isso, teria de já ter experimentado todas.

A verdade é que não tenho uma. Para além de nunca ter experimentado muitas, os meus produtos preferidos são de várias marcas. E por isso, o que vos posso dizer são quais são:

Primer:  Mary Kay
Batom: Bershka

Todos os outros produtos que não mencionei foi porque ainda não desenvolvi um preferido. Os que referi em cima são os que uso todos/quase todos os dias (excepto o primer porque estou a testar outro).

Como limpar uma pele com pontos negros e borbulhas?

É muito importante que uma pele com pontos negros e borbulhas seja limpa duas vezes por dia, de manhã e à noite. 

Algo que ajuda a fazer uma limpeza mais profunda é um gel de limpeza com micropartículas exfoliantes. E algo que ajuda ainda mais, é fazer esta limpeza com uma esponja konjac

Retirar a maquilhagem todos os dias e limpar muito bem a pele antes de aplicar que produto seja é fundamental para combater o aparecimento de borbulhas. Não chega apenas utilizar desmaquilhante, é necessário limpar com um gel de limpeza a seguir. E claro, seguidamente aplicar o tónico e o creme hidratante. Caso não o façam, a vossa pele pode desenvolver mais oleosidade que trará os resultados que pretendem evitar.

Façam semanalmente uma máscara para os pontos negros e/ou uma exfoliação ao rosto. Eu costumo fazê-los intercalados, na quarta-feira faço a máscara e no sábado faço a exfoliação.

Se a oleosidade/acne for muita é preferivel fazer apenas a exfoliação, duas vezes por semana. Uma vez que esteja a ficar mais controlado podem então começar a fazer máscara e exfoliação como disse em cima.

O que não pode faltar na minha makeup?

Mais uma vez esta é uma pergunta que muda de pessoa para pessoa. Na minha rotina de skincare e maquilhagem nunca pode faltar o corrector de olheiras!

Tenho umas olheiras bem marcadas pelo que para mim este é o produto sem o qual não vivo. Foi também graças a ele que, durante a adolescência, entrei no mundo da maquilhagem.


Existe alguma questão sobre skincare e maquilhagem que tens e não encontras aqui? Deixa-a nos comentários para que te possa responder.

P.s.- Para mais dicas sobre skincare e maquilhagem segue-me no meu instagram: @ayellowrain


Se gostaste desta publicação, partilha-a com as tuas amigas!

Skincare E Maquilhagem | Todas As Perguntas Respondidas


You Might Also Like

19 comentários

  1. Esclareceste algumas das minhas dúvidas, confesso! :P
    Obrigada pela partilha!
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  2. Algumas das coisas já sabia, mas outras nem por isso, o que não sei ainda muito bem é tentar acertar o tom da base, mas de resto tenho usado sempre as mesmas coisas
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Concordei com vários pontos que referis-te. Aqui está um excelente tira dúvidas, parabéns.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Boas dicas,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  5. Gostei este tipos de publicações. Boa Catarina, vou sim partilhar :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Excelente post informativo! Obrigada pela partilha :)
    Beijinho

    https://sosweetgirlythings.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Achei um post muito útil para mim,

    Beijinhos,
    O Mundo da Pequenina

    ResponderEliminar
  8. É pah... adorei. Parabéns pelo esforço em responder a perguntas bastante polémicas!
    http://ohnaomaisumblogdegaja.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Achei suas dicas ótimas! E concordo com algumas coisas que disse! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  10. Amei seu post, as perguntas que você respondeu foram válidas e vai ajudar muita gente!

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  11. Que post interessante, gostei imenso! E até aprendi umas coisas, muito obrigada!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  12. Um excelente post. Aprendi muitas coisas sobre maquiagem e skincare que ainda não sabia.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  13. Não sou muito entendida em maquilhagem este teu post foi me muito útil
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  14. Oie, tudo bem?
    Adorei as dicas! Eu uso FPS no rosto todos os dias.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderEliminar
  15. Adorei, óptimas dicas sem dúvida alguma :D
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  16. Adorei as dicas.
    Beijinhos. ❤️
    https://lewestinblog.blogspot.com
    www.instagram.com/lewestn

    ResponderEliminar
  17. foi uma viagem absolutamente incrível, de verdade :)

    acho estes posts super interessantes e de grande importância, também!

    NEW BRANDING POST | BELLISGIRL: JEWELLERY IS UNISEX!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  18. Excelente publicação e que esclarece muitas dúvidas! Adorei :)

    Beijinhos e bom fim de semana <3
    http://demantanosofa.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Instagram Pessoal

Segue-me no Bloglovin

Follow

Segue-me no Facebook