Como Curar Um Escaldão?

14:07

Como Curar Um Escaldão?

Agosto está a terminar e se para alguns isso significa o fim das férias, como eu, para outros significa o início. No entanto, ainda há muita praia por fazer e hoje vou ensinar-te a curar um escaldão.

Se és como eu, passaste o ano à espera da época balnear, de temperaturas altas e pele bronzeada. Mas isso por vezes tem os seus lados negativos. Apesar de existir muita informação sobre os cuidados a ter com a exposição solar, muitos não a têm. E por vezes esses cuidados também não chegam.

O sol inside cada vez mais forte na nossa pele e isso significa que temos de redobrar os cuidados. Mas se não o fizeste e acabaste com um valente escaldão, estes são os passos que tens de seguir.

Como curar um escaldão?

Na realidade não podemos curar um escaldão. Um escaldão é uma queimadura da pele e tal como outro tipo de queimadura, uma vez lá é impossível voltar para trás. 

O que podemos fazer é ajudar a pele a regenerar mais depressa e atenuar as consequências.

Tal como quando queimamos o dedo o tiramos rapidamente desse sítio e o vamos por debaixo de água, com a pele a lógica é a mesma. Primeiro há que sair do local que nos está a magoar, depois atenuar a dor e a queimadura.

1 - Sair de baixo do sol

Se o sol te está a queimar então a primeira ação é sair de baixo dele. Caso contrário só te vai continuar a queimar mais!

Parece óbvio mas a maioria das pessoas continua na exposição solar como se nada fosse, agravando muito mais a situação. Se estás na praia então deves procurar sombra, seja debaixo de um chapéu de sol, numa esplanada ou em último caso desistir e ir para casa.

Levar contigo um chapéu de praia pode ser chato, mas não só é fundamental para manter água e alimentos à sombra, como para te aliviar quando o calor é intenso.

2 - Aplicar um creme refrescante

A maioria das pessoas, após um escaldão, coloca um after sun. Mas um after sun qualquer não vai ajudar a tua pele a regenerar. O que a tua pele necessita é de um creme com ação refrescante. 

Existem, no entanto, after sun's que têm esta ação e deves, se preferires, comprar logo um a pensar nesta situação.

O que essa ação vai fazer é uma diminuição da temperatura da pele, aliviando assim a dor e ajudando a pele a regenerar mais rápido.

Como Curar Um Escaldão?
Clinique | Piz Buin | Roc


3 - Hidratar a pele

Depois da diminuição da dor é crucial hidratar a pele. O ideal é hidratares com produtos de aloé vera, ou se tiveres a planta podes cortar uma folha ao meio e aplicar diretamente sobre a queimadura.  Podes também por a folha no frigorífico para que alivie ainda mais ao estar fresco.

O meu after sun para além de ter ação refrescante é de aloé vera, o que o torna num 2 em 1. Tenho-o usado todos os dias, não só quando vou à praia, e ainda não tenho qualquer parte do corpo a escamar.

Uma boa hidratação evita isso mesmo, a escamação. Ou não a podendo evitar, faz com que seja muito menor do que se não tiveres qualquer cuidado.

4 - Bebe muita água

Hidratar exteriormente não é suficiente e por isso deves ingerir muita água para que ajudes o teu corpo a regenerar desde o interior. 

Um escaldão pode provocar desidratação e por isso podes também começar a sentir os lábios e as mãos secas. A água é fundamental para combater isso.

5 - Roupa larga e leve

Acho que todos nós já apanhamos um valente escaldão uma vez na vida. Sim, daqueles que doi só de pensarmos neles, nem precisamos de tocar.

Se esse é o teu caso, aposta em roupas largas e leves. Utiliza tecidos de algodão e de seda e deixa de parte tudo o que é justo e que te aperta. Deste modo evitas um grande desconforto ao longo do dia.

6 - Redobra os cuidados

Este é o passo que provavelmente ninguém faz mas que para mim é o mais importante. 

Após um escaldão a tua pele fica fragilizada, sensível, e se estiver a escamar então tens pele nova exposta ao sol. Deveria ser do senso comum aplicar ainda mais protetor solar que o habitual, mas isso não acontece.

O que deves fazer é aplicar o teu protetor solar com mais frequência! E se preferires mais proteção, utilizar um protetor solar de SPF 50+. Deves também evitar estar ao sol nas horas mais quentes e evitar estar muito tempo na água uma vez que o sol queima mais lá.

Já tive amigos que apanharam um escaldão em cima de outro (ou seja ainda tinham um e apanharam outro na pele nova que estava agora exposta ao sol). E posso dizer-te que não é nada giro. A dor deles era visível e acredito que é uma situação pela qual ninguém quer passar. 


Por isso se apanhaste um escaldão estes são os passos que deves seguir. Já os conhecias a todos?


Conheces alguém nesta situação? Partilha este post com ele/a!

Como Curar Um Escaldão?

You Might Also Like

28 comentários

  1. Melhor maneira é usar Biafine! Faz milagres de um dia para o outro...

    joana-style.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Da experiência que tenho (sou de tez branca e infelizmente já sofri com escaldões) o melhor é biafine! É rápido, alivia a sensação de ardor/quente e hidrata.
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fazia ideia! Talvez porque raramente apanho escaldões mas já está anotado!

      Eliminar
  3. Infelizmente por ter a pele bem branquinha sou dada a apanhar escaldões, mesmo quando coloco protector mas se fica uma área mal espalhada é escaldão na certa.

    All We Need Is... | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Utilizas a proteção máxima e repões de duas em duas horas?

      Eliminar
  4. Há umas semanas atrás tinha calhado mesmo bem que mesmo com precaução apanhei escaldão. Comprei um creme nutritivo que me ajudou imenso!
    Adorei o post, bem informativo!

    ResponderEliminar
  5. Excelentes dicas! Felizmente há muito tempo que não apanho nenhum escaldão.
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
  6. Que dicas fantásticas!!! Tenho a sorte de ser morena (sem apanhar sol) por isso não apanho muitos escaldões (graças a deus!!!).

    Beijinhos ♥
    BLOG || INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem :) Mas isso não significa que não precises de proteção solar, a radiação pode provocar estragos a longo prazo.

      Eliminar
  7. Exatamente... Acho que a roupa nem sequer deveria ser tão segmentada quanto é, mas pronto!
    Obrigado, querida :D
    Sim, eu sei. Aqui há uns anos atrás andei e só senti dores na primeira semana :P Espero é aguentar firme :P

    Felizmente nunca apanhei um escaldão! Ainda assim, sempre que sinto a pele mais vermelha, após um dia de praia ou piscina, coloco sempre Biafine e um bom hidratante :D
    Ótimas dicas!

    NEW GET THE LOOK POST | THE SNEAKER POWER :o
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  8. Boas dicas...mas o melhor mesmo é ter cuidado para não apanhar nenhum escaldão!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  9. Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  10. Nunca sofri com isso, acredita? Ainda bem! xD
    Mas suas dicas são ótimas!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  11. Excelentes dicas! :P
    Sendo branquinha tenho sempre cuidados redobrados com a minha pele! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Olá
    Eu já fiz muitos disparates desses, agora tenho tanto cuidado que nem sequer vou à praia, e se vou só depois das 6horas. Mas essas dicas são preciosas.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes muito bem :) Eu não sei se conseguia não ir a praia no entanto

      Eliminar
  13. A exposição solar traz mesmo imensos problemas para a pele, e muitos pensam que para bronzear não podem usar protector solar, o que é completamente absurdo! Obrigado por trazeres consciência para este tópico :)

    With love and light ☀

    Patricia & Miguel
    www.freeoversea.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente! E com tanta informação é muito grave ainda haver tantas pessoas que não se protegem

      Eliminar
  14. Todos os anos tenho problemas com a alergia achas que poderias dar algumas dicas de produtos para quem tem alergia? //Jéssica
    Beijinhos, http://damselme.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso pesquisar sobre o assunto mas como não tenho alergias talvez não seja a melhor pessoa para o fazer. Posso sim falar de produtos para peles reativas.

      Eliminar

Instagram Pessoal

Segue-me no Bloglovin

Follow

Segue-me no Facebook