Como Escolher O Protector Solar?

Como Escolher O Protector Solar?
Por esta altura acho que é certo assumir que já todos temos o nosso protector solar para este ano.  Já estamos pelo verão a dentro e apesar de o tempo não querer colaborar, já deu para dar uns saltinhos à praia.
Existem imensas campanhas de promoções nestes produtos e por norma já temos o nosso ainda antes do verão começar.  Mas será que sabemos escolher o protector solar mais indicado para nós? O que protege mais? Ou apenas escolhemos o que está com a melhor promoção/preço?
Existem imensas marcas dedicadas a este assunto e com pouca informação é difícil perceber o que realmente as distingue. Como tal, hoje trago-vos mais uma publicação em parceria com a Diana onde vamos esclarecer algumas dúvidas.

Diana Ferreira, Técnica de Farmácia

“Diana Ferreira, natural de Vila Nova de Gaia, 31 anos, licenciada em farmácia desde 2008 (Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto); desde 2014 tenho vindo a fazer várias formações na área da estética, nomeadamente Estilismo de Unhas, Massagem, Epilação com Cera e Threading e Limpeza de Pele (técnica de estética). Actualmente trabalho na Farmácia Atlântico em São Félix da Marinha, Vila Nova de Gaia.”
 
Ninguém melhor que a Diana para nos ajudar nestas questões.  Por isso tentei perceber quais os melhores protetores solares do mercado e como os escolher.
 

Qual o melhor protector solar no mercado?

A primeira pergunta foi logo bastante direta mas queria saber se havia algum produto, ou conjunto de produtos, que fosse considerado o holy grail da proteção solar.
Achava eu que existiria pelo menos um que fosse considerado excelente em proteção, textura, durabilidade, etc. No fundo, uma referência excelente no geral que se adequasse a qualquer pessoa. Mas estava enganada.
É complicado dizer qual o melhor protector solar existente no mercado pois este é vasto e com bastante variedade, características inovadoras, diversas texturas e fragrâncias adequadas a diferentes tipos e estados de pele. O que poderá ser o melhor para mim, não quer dizer que seja o mesmo para si, pois podemos ter tipo de pele e gostos diferentes.”

Mas então como devemos escolher o melhor protetor solar consoante as nossas necessidades?

Como escolher o protector solar?

“Na minha opinião, um bom protector solar deve apresentar um índice de protecção elevado contra a radiação UVA e UVB (os UVA são os responsáveis pelas alergias solares, fotoenvelhecimento, desordens pigmentares e desenvolvimento de cancros cutâneos, e os UVB pelo bronzeado e golpes de sol; estudos recentes confirmam também que a luz visível e os raios infravermelhos, além de penetrarem mais profundamente na pele, intensificam os sinais visíveis do fotoenvelhecimento. Contudo já existem marcas no mercado que já abrangem este tipo de radiação), ser hipoalergénico, com filtros estáveis e resistentes à água e transpiração. Convém reforçar que o protector deve ser aplicado no mínimo de duas em duas horas, de forma a manter a sua eficácia.”

Uma boa proteção solar é considerada quando o FPS é superior a 30. Existem produtos (como o bronzeador da imagem) que têm FPS inferior a 10 e é escusado dizer que aquilo não protege rigorozamente nada.
Em situações em que utilizem produtos com FPS’s baixíssimos, devem sempre colocar à mesma o vosso protector solar.

Proteger a pele, lábios e cabelo

“Além da utilização do protector solar facial / corporal, dos quais já falei anteriormente, aconselho sempre a utilização de um cuidado específico para lábios e outro para cabelos. A pele dos lábios é bastante fina e frágil, daí necessitar de um produto específico que alie a elevada protecção à nutrição, de forma a dar conforto aos lábios ressequidos, ao mesmo tempo que os defende de agressões externas. Os protectores solares capilares, que poderão encontrar sob a forma de óleos e fluídos, por exemplo, além de protegerem a fibra capilar, evitando que esta fique seca e danificada, inibem a alteração da cor dos cabelos sujeitos a tratamentos químicos, que por si só já são mais propícios a esses problemas.”

A Diana acrescenta ainda que devemos utilizar um cuidado labial de elevada protecção (idealmente SPF 50+) e bastante nutritivo.
Como sabem estou a utilizar este protector labial que infelizmente é apenas de FPS 30. Mas também tenho outros cuidados com os lábios nesta altura do ano que irei falar noutra publicação.
O meu protetor capilar é este e foi a minha salvação no ano passado. Foi o único produto que conseguiu com que parasse de apanhar escaldões na cabeça e a partir dai rendi-me completamente aos protectores capilares. Podes ver a minha opinião completa sobre ele aqui.
São dois cuidados que acho essenciais e por norma levo sempre estes três protectores solares comigo para todo o lado (cara/corpo, lábios e cabelo).

Existem componentes que devemos evitar nestes produtos?

Tenho lido bastantes coisas neste aspecto e visto muita gente a descartar produtos por terem X químicos. Aproveitei para perguntar à Diana se de facto devemos evitar algum compenente ou se é uma nova moda nas redes sociais que anda a “contagiar” as mulheres.
Eis a resposta:
“Devemos de procurar fórmulas o mais simples possíveis, de forma a reduzir o risco de desenvolver reacções alérgicas. No meu entender, não devemos de ser extremistas ao ponto de banir todo e qualquer conservante que possa existir num cosmético, porque se o INFARMED (entidade responsável pela introdução e supervisão dos produtos cosméticos no mercado português) aprova a sua comercialização é porque a sua utilização é segura. Contudo cabe a cada um de nós decidir quais os componentes queremos ou não utilizar, consoante as nossas crenças e ideologias.”

Os produtos preferidos da Diana

Apesar de não querer apontar para “o melhor” protector solar do mercado a Diana não deixou de dizer quais os produtos que preferia. No entanto há que realçar que a Diana tem a pele oleosa, sensível e com fototipo II.
Como Escolher O Protector Solar?

1 – Solar óleo ultra-protetor – Rene Furterer

2 – Lierac – Sunissime leite reparador pós solar

3 – Isdin – Fotoprotector fusionwater spf 50

4 – Lierac – Sunissime leite corpo spf50Lierac – Sunissime fluido proteção rosto spf50

5 – Bioderma – Photoerpès stick labial

6 – Klorane – Ylang ylang óleo para cabelo exposto ao sol

Este ano já tenho o meu protector solar mas para o próximo quero experimentar o da Isidin. Tenho visto a Jael, do blog Coquette à Portuguesa, recomendar os protectores desta marca e o feedback das leitoras tem sido muito bom.
Qual é o protector solar que estão a usar este ano?

Gostaste deste post? Partilha-o nas redes sociais!

Como Escolher O Protector Solar?

50 Comments

  1. Lalabetterdayz 17 de Julho, 2018

    I used to use the Isdin one as i need
    the highest protection, and it works very well 😀
    kisses!!

    My blog – Lalabetterdayz

    Responder
  2. Marta Carvalho 17 de Julho, 2018

    Eu uso um da Garnier e adoro!
    Um post muito útil! 😀

    amarcadamarta.blogspot.pt

    Responder
  3. Cidália Sola 18 de Julho, 2018

    Fiz um checkup há pouco tempo com produtos da Eucerin e tem uns na gama muito bons com SPF50 :).
    Beijinho

    http://www.trendsandfashionblog.pt

    Responder
  4. Thais Amaral 18 de Julho, 2018

    Ai, esse post foi muito útil pra mim. Preciso colocar na minha cabeça que devo usar protetor solar no rosto todos os dias. Mas eu não consigo, até tenho um. Agora, pro rosto e lábios, SEMPRE uso! Não saio de casa sem. Enfim, vou tomar juízo. Ótimo post! Beijoss.
    thaisammaral.wordpress.com

    Responder
  5. Kaila Garcia 18 de Julho, 2018

    Amei demais suas dicas, sou muito branca, poucos minutos no sol já me deixam bem vermelha e com o tempo surgem manchas por conta disso. Preciso cuidar bastante!

    http://www.kailagarcia.com

    Responder
  6. The Bandwagon Chic 18 de Julho, 2018

    I have a hard time picking the best sunscreen too.
    I am happy you introduce other products

    Much Love,
    Jane | The Bandwagon Chic

    Responder
  7. Mary - Strawberrycandy 18 de Julho, 2018

    Adorei as dicas,…
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    Responder
  8. Mariana Silva 18 de Julho, 2018

    Que publicação tão boa, deu-nos mesmo imensa informação e admito que me senti muito mais esclarecida depois de a ler… Obrigada!

    Beijinhos,
    http://www.the-mjournal.com

    Responder
  9. Pathy Guarnieri 18 de Julho, 2018

    Agora fica até mais fácil na hora de escolher um protetor! 😀

    Beijo!
    Cores do Vício

    Responder
  10. Helena Raquel 18 de Julho, 2018

    não conheço nenhum dos produtos, mas já tem dois anos ou mais que ouço falar super bem do nº3 🙂 mas acho carote sou sincera
    Um enorme obrigada pelo post e ajuda na escolha de um protetor solar!
    Este ano estou a usar um da Lullage para o rosto e para o corpo Avon
    beijinho

    Responder
    • ayellowrain 24 de Julho, 2018

      Por isso é que temos de estar atentas às promoções ahah Mas estou a pensar começar a investir nuns mais caros

      Responder
  11. Bianca C. 18 de Julho, 2018

    Que post fantástico!
    Um bejinho,
    Beauty and Fashion | Instagram

    Responder
  12. Mariana Leal 18 de Julho, 2018

    Que bacana! Achei a postagem hiper útil ♡
    http://www.blogmarianaleal.com

    Responder
  13. Marisa Cavaleiro 18 de Julho, 2018

    Olá
    Eu sei que nos devemos proteger do sol, mas eu não gosto muito da sensação de ter protector na pele, parece que a pele não fica macia, fica assim um pouco pegajosa, eu fico sempre com essa sensação, e com hidratante não sinto isso… será normal?
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    Responder
    • ayellowrain 24 de Julho, 2018

      Isso depende de protector para protector. Já usei uns que ficam com essa sensação e outros que não. Neste momento uso o da bioderma e até é absorvido rapidamente. No entanto existem outros que nem sequer ficam com essa textura. Além disso mais vale a protecção e dois minutos de desconforto que um azar mais tarde.

      Responder
  14. Sofia Veloso 18 de Julho, 2018

    Posso dizer que algumas das coisas que falas-te não sabia, mas também posso dizer que não é um produto que use sempre, pois esqueço me sempre, mas vou ter mais atenção
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    Responder
  15. Blog Dezoito 18 de Julho, 2018

    Uso o Piz Buin pois é o único que faz-me ficar bronzeada sem escaldões. De resto ou apanho os escaldões ou fico super vermelha e fico branca novamente. Gostei imenso do post. Beijinho, Dezoito

    Responder
    • ayellowrain 24 de Julho, 2018

      Sempre ouvi muito bem dessa marca mas nunca usei. Beijinhos

      Responder
  16. Mrs. Margot 18 de Julho, 2018

    O ano passado comecei a usar o Piz Buin e foi o único que consegui me bronzear, sem fazer escaldão e o meu bronzeado manteve-se por bastante tempo, tornou-se no meu preferido, a pele absorve bem e protege 🙂

    MRS. MARGOT

    Responder
  17. Anita On 19 de Julho, 2018

    Otimo post e dicas super importantes, de corpo eu gosto de um oleo protetor da Le roche posay , e para rosto o meu próximo vai ser precisamente esse da Isdin XD espero gostar e que a minha pele se dê bem com ele…
    Beijinhos,
    Anita On

    Responder
  18. Hey I'm With The Band 19 de Julho, 2018

    Eu não saio de casa sem protetor solar, é muito importante!!
    Tenho usado um manipulado, pois estou fazendo tratamento de pele, mas gostei de saber dessas dicas.
    Lábios e cabelos não devem ser esquecidos.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    Responder
  19. Adriane Quaresma 19 de Julho, 2018

    Adorei o post explicando tudo, eu uso o da Vichy e amo!!

    Bjss

    Blog Adriane Quaresma

    Responder
  20. Alexandra Soares 20 de Julho, 2018

    Eu uso um em creme ou spray e estou satisfeita com os resultados 😀 beijinhos

    Responder
  21. -Valéria 20 de Julho, 2018

    Eu prefiro usar protetor em spray é mais fácil de espalhar e não é tão gorduroso como em creme.
    beijinhos 🙂
    https://dailyvlife.blogspot.com

    Responder
  22. 14Monika141 22 de Julho, 2018

    Great ideas! :)xx Mon
    https://lifebymon.blogspot.com

    Responder
  23. Estiilo Carol 23 de Julho, 2018

    Ótimas dicas, eu sempre usei qualquer um. Vou me atentar
    beijos

    http://www.estiilocarol.com

    Responder
  24. Miguel Gouveia 27 de Julho, 2018

    A Uriage tem uma que é fabulosa nesse sentido 😀

    Eu escolho sempre, sempre, consoante o tipo de pele 😀 Ótimas dicas, minha querida 😀

    NEW YOUTUBE VÍDEO | UPS, I DID IT AGAIN. <3
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me 😀

    Responder
  25. Maria Galvão de Sousa 14 de Agosto, 2018

    Catarina, muito obrigada por esta informação tão detalhada e por uma técnica de farmácia.
    Ajudou-me imenso e vou já guardar as sugestões para a próxima vez que for à farmácia.

    Responder
  26. Ela e Ele 25 de Agosto, 2018

    Estamos a gostar mesmo muito de acompanhar a evolução do teu blogue! Está a ser excelente. Esperamos que assim continues. Esta publicação está muito boa. Parabéns!

    Responder
  27. […] elevado, de preferência FPS 50. Se não sabes como escolher o protetor mais indicado para ti, vê esta publicação. A exfoliação é um passo que faço todo o ano, seja no corpo, rosto ou lábios. Mas não […]

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.