5 Dicas De Prevenção Do Cancro Da Pele

5 Dicas De Prevenção Do Cancro Da Pele
Parece que o calor veio mostrar a sua graça, finalmente, e por isso acho que esta é a altura ideal para começar a abordar os cuidados de pele que precisamos de ter. Por isso hoje vamos falar de 5 dicas de prevenção do cancro da pele.
Infelizmente, já vi o cancro da pele bem de perto (não em mim) e o que ele faz e acreditem que me mudou imenso a perspectiva que tinha dos meus cuidados solares.
Sempre fui aquela rapariga que passava os verões inteiros na praia, que quando voltava à escola em Setembro vinha “preta”, que nunca apanhava escaldões ao sol. Mas com os anos isso tem mudado.
Noto que conforme vou envelhecendo vou tendo mais facilidade em apanhar escaldões. Se antigamente aguentava um dia inteiro na praia sem protetor solar, agora nem com uma aplicação. E apesar de todo o conhecimento que se tem, da importância de usar o protetor solar, foi preciso ver o que pode acontecer para realmente mudar as minhas atitudes.

5 Dicas de prevenção do cancro da pele

1.  Proteção solar

Parece óbvio mas a verdade é que apenas comecei a ter os cuidados recomendados após perceber as consequências da ausência dos mesmos. Escolhe um bom protetor solar com FPS a cima de 30, preferencialmente de 50 (não importa se és muito branquinha ou morena). Reaplica de 2 em 2 horas ou de 3 em 3 horas  e sempre que fores à água. Escolhe um que proteja UVA e UVB.
Os protetores solares não são à prova de água e alguns indicam quanto tempo aguentam na pele quando estão no mar. Tem atenção a este número uma vez que o sol queima muito mais quando estás na água devido aos reflexos.

2. Evita bronzeados falsos

Para além de não ter proteção solar, os bronzeadores intensificam os efeitos do sol na tua pele. Se o sol por si só te pode causar cancro imagina se aumentares os efeitos quando estás ao sol.
Bronzear em salões também não é solução uma vez que as luzes utilizadas causam os mesmos efeitos na pele que o sol.

3. Dieta

Embora não evite que apanhes qualquer tipo de doença, uma dieta saudável diminuí os riscos de apanhar cancro. Neste caso refiro-me a uma dieta com bastante fruta e vegetais, com preferência por peixe em vez de carne vermelha e carnes processadas.
Reduzir o consumo de álcool também é essencial para reduzir o risco de vários tipos de cancro. Por isso lembra-te de beber sempre com moderação e nada de exageros.

4.  Tratamentos laser

Estes tratamentos ajudam a remover pele morta e células pré-cancerigenas prevenindo assim o cancro da pele. Para além disso, têm outros benefícios como melhorar cicatrizes, uniformizar a cor da pele, reduzir rugas e clarear zonas escuras.

5. Vai a um dermatologista

Tal como é importante fazer exames de rotina, ir a um dermatologista pelo menos uma vez por ano pode prevenir vários problemas de pele e até mesmo evitar ou descobrir o cancro da pele num estado inicial. Um dermatologista saberá diagnosticar manchas e indicar os melhores tratamentos. Sejam eles para resolver algo ou apenas preventivos.
No momento pode parecer chato e algumas coisas até exageradas, mas se tiveres a infelicidade de apanhar esta doença vais olhar para trás e pensar porquê que não te preveniste quando na verdade não custava nada.
Se souberes de mais passos que possamos fazer para evitar o cancro da pele diz-me nos comentários.

Gostaste deste post? Partilha-o!

5 Dicas De Prevenção Do Cancro Da Pele


35 Comments

  1. Ana. 17 de Junho, 2018

    Este tema é muitíssimo importante!!! Eu sou muito branquinha e evito por acaso apanhar muito sol porque ando sempre atenta aos meus sinais! Há que ter muito cuidado!
    Beijinho*
    http://www.fine-alchemy.blogspot.pt

    Responder
    • ayellowrain 24 de Junho, 2018

      Exatamente! Eu também tenho sempre muita atenção nos sinais e manchas

      Responder
  2. Olívia Muniz 17 de Junho, 2018

    Infelizmente, sou uma pessoa muito propensa a apanhar escaldões.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos
    Unike Store Peças únicas, para mulheres únicas!

    Responder
  3. Sofia Veloso 17 de Junho, 2018

    Posso dizer que algumas das coisas que falas-te já sabia, mas outras nunca tinha ouvido falar, mas uma coisa que tenho sempre é usar produtos que já tenham protector solar junto na composição
    Beijinhos
    Novo post (Review De Calça?) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    Responder
  4. Mrs. Margot 17 de Junho, 2018

    Essa última tenho mesmo que o fazer, ando há uns 2 anos adiar, acho importante e nunca fui a um.

    MRS. MARGOT

    Responder
  5. Ana 18 de Junho, 2018

    Ótimas dicas, o cuidado nunca é demais..
    Beijinhos,
    https://chicana.blogs.sapo.pt/

    Responder
  6. Pathy Guarnieri 18 de Junho, 2018

    Essas dicas são essenciais mesmo, principalmente o uso de protetor solar!

    Beijo!
    Cores do Vício

    Responder
  7. Marta Carvalho 18 de Junho, 2018

    Excelentes dicas! É importante ter cuidados! 🙂

    amarcadamarta.blogspot.pt

    Responder
  8. Marisa Cavaleiro 18 de Junho, 2018

    Olá
    Quando era mais nova fiz muitas asneiras a apanhar sol na praia, agora nem sequer lá ponho os pés!!! Fizeste bem em dar o alerta, a protecção é fundamental mas não é suficiente. Boas dicas!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    Responder
  9. Ana Rita Cortez 18 de Junho, 2018

    Acho este post de extrema importância! Tão bom perceber que ainda há pessoas que se preocupam efetivamente com estas coisas, numa altura em que vemos as pessoas expostas ao sol sem qualquer proteção…
    Beijinho

    Responder
  10. Kaila Garcia 19 de Junho, 2018

    Uau, dicas valiosas para quem quer cuidar da pele!

    http://www.kailagarcia.com

    Responder
  11. Ann 20 de Junho, 2018

    Great tips to avoid skin cancer.
    It is very timely as it is Summer days
    and most people would want to go to the beach
    and feel some sun.

    Ann
    https://roomsofinspiration.blogspot.com/

    Responder
  12. Andreia Isabel 20 de Junho, 2018

    Que boas dicas! Acho super importante falarmos disto, principalmente agora no Verão que todos abusam do sol só para ficarem morenos. Sem qualquer tipo de protecção e e preocupação.
    Um beijinho*
    Blog | Facebook | Instagram

    Responder
  13. Andreia e Jéssica 20 de Junho, 2018

    Protector solar é o que mais uso sem dúvido
    Beijinhos, damselme.blogspot.pt

    Responder
  14. Ângela 20 de Junho, 2018

    gostei imenso deste post, e é mesmo importante estas dicas, porque a maioria deles mesmo sendo básicas, as pessoas não as usam, facilitam…

    http://arrblogs.blogspot.com/

    Responder
  15. Maria! 20 de Junho, 2018

    Muito importante relembrar!
    Principalmente nesta altura. Acho que a maior parte das pessoas nem se preocupa em ter estes cuidados :/

    Lovable Maria | Instagram | Youtube

    Responder
    • ayellowrain 24 de Junho, 2018

      É triste mas é verdade. Acham sempre que só acontece aos outros

      Responder
  16. Daniela Santos 21 de Junho, 2018

    São excelentes dicas sem dúvida, agora que o calor está a chegar convém ter o cuidado extra. Porque muitas delas devemos fazer ao longo do ano :b

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    Responder
  17. Ela e Ele 29 de Junho, 2018

    Eu (Pedro) tenho tendência a ganhar cor de imediato. Eu (Telma) não ganho cor… Só mesmo a de lula. Mas não dispensamos o protector solar. Acrescentaríamos que é realmente importante que se lave bem a pele após ter sido exposta ao sol. Preferimos para esse efeito uma espuma. E no final hidratar é realmente importante. É a única altura em que nos importamos com isto na verdade… Há que tomar todas as precauções para com a nossa pele…

    Responder
  18. […] verão, é normal adaptarmos as nossas rotinas para nos protegermos da exposição solar. Desde os cuidados solares no nosso corpo e pele, aos cuidados capilares. Mas também devemos de adaptar a nossa rotina a […]

    Responder
  19. […] Hoje começa oficialmente o Verão, demorou mas chegou, e com ele a minha rotina capilar para esta altura do ano. Sabemos que nesta altura a proteção solar é obrigatória e com o passar dos anos as consequências da exposição solar tem aumentado. No entanto, agarramos num protetor solar e achamos que o trabalho está feito. Mas nada disso! A proteção solar não é apenas aplicar um creme como também não é apenas proteger o corpo e a pele. É necessário proteger o nosso cabelo bem como a nossa cabeça. E por isso, hoje, esta publicação é dedicada aos cuidados capilares. Se queres saber mais sobre os cuidados a ter durante o verão vê esta publicação com 5 dicas de prevenção do cancro da pele. […]

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.