Blogging | Como Fazer Um Blog Detox

Blogging
Este post surgiu na sequência do último, ‘quando o blog começa a consumir a tua vida’, onde após ter parado um pouco para respirar começei a pensar no que fazer quando precisasse de parar novamente sem deixar o blog ao abandono.
Com o dia-a-dia, trabalho e problemas por vezes precisamos de parar e ter tempo para descansar e por isso hoje vou escrever o meu primeiro tema sobre blogging, como fazer um Blog Detox.
Todos sabemos que uma boa gestão de tempo e trabalho é crucial para o nosso equilíbrio e para termos tempo para tudo o que precisamos. Na verdade, é o segredo para quase tudo e para uma boa gestão é necessário haver um plano. Por isso mesmo o primeiro passo é planear.

Planear um Blog Detox

1 – Defenir a duração

A duração deve ser a primeira coisa a definir, são dias, semanas, meses? Em que dia começa e em que dia acaba? É a duração que vai definir quando tens que por este plano em ação, uma semana talvez só precise de uma/duas semanas  antes de planeamento, um mês talvez já requeira começar a planear tudo com muito mais antecedência uma vez que vais ter que preparar este conteúdo ao mesmo tempo que o atual.

2 – Definir o conteúdo que será lançado durante o Blog Detox

Agarra num calendário/agenda ou o que te der mais jeito e começa a defenir em que dias vão sair publicações. Depois de teres os dias definidos, define o que vão ser essas publicações, escreve no dia respectivo o título da publicação para não te perderes. Tem em atenção publicações patrocinadas e de parcerias uma vez que tens que cumprir o que quer que tenhas acordado com o patrocinador/parceiro.
Vais mandar newsletters? Marca também no calendário quando as vais enviar e sobre o que serão. 
Uma vez que todo o conteúdo a lançar está definido podes agora ver quando precisas de começar a trabalhar e planear o teu calendário de modo a que nada falhe. Pessoalmente trabalho por tarefas que vou intercalando com as tarefas das publicações atuais mas podes ir trabalhando por publicação.

3 – Prepara as publicações

Aqui eu sugiro que funciones por listas. Se trabalhas por publicação basta que vás escrevendo os títulos de cada uma por ordem e vás riscando conforme cada uma estiver pronta. Mas se funcionas por tarefas como eu, então sugiro que tenhas um papel/folha por publicação onde detalhas tudo o que tens que fazer.
Eu costumo estruturar da seguinte forma:

Título do post
– Fotografar (o que quer que seja que precisem para a publicação)
– Edição de imagem
– Testar (caso seja uma review) e ir anotando a experiência
– Formulários de passatempo (caso seja um sorteio)
– Escrever texto
– Revisão
– Agendar

Dependendo do que tenham que testar e o tempo que precisam, podem e devem alterar a ordem de prioridade dos posts que vão fazer. Um produto que precise de um mês para testar deve ser começado mais cedo que um produto de maquilhagem que basta aplicar durante uns dias para formar opinião. 
Como funciono por tarefas começo por fotografar e editar as imagens de que preciso, algo que intercalamos bem com outras fotografias e edições de posts que estejamos a fazer para o momento. Aconselho a fazerem a edição antes de testarem o produto uma vez que podemos perceber que precisamos de mais fotografias ou que precisamos de fotografias diferentes e depois de o começarmos a utilizar isso pode já não ser possível. 

4 – Redes sociais

Hoje em dia é quase impossível desconectarmo-nos das redes sociais ou não fosse nelas que mantemos muitas vezes o contacto com os nossos amigos. No entanto, de modo a que estas não sejam uma obrigação também podemos definir e agendar publicações. No facebook, e algumas outras redes, é possível fazer agendamento de publicações e dessa forma podem tratar da divulgação dos vossos posts de maneira automática sem terem que públicar no próprio dia.
Existem plataformas que fazem esse agendamento em mais que uma rede, como o Swonkie onde conseguem agendar publicações no Instagram. No Swonkie conseguem conectar três redes no plano gratuíto e agendar 20 publicações por mês.
Como estamos quase sempre presentes no Instagram, caso esta seja uma plataforma onde não queres fazer detox podes planear alguns minutos por dia para acederes e postar na mesma.

5 – Newsletters

Se planeias em mandar alguma newsletter para os teus leitores não precisas de o escrever no próprio dia. A maioria das plataformas têm agendamento e automatização de emails e podes assim criar o teu email, ou vários, e agendá-los para os dias que queres que sejam enviados. Envia um email de teste para ti próprio antes de finalizares para teres a certeza que tudo está como pretendes.

6 – Emails

Nós bloggers recebemos dezenas de emails por dia e a verdade é que se estivessemos sempre a verificar o email ou a responder emails assim que os recebemos passavamos o dia nisto. Nada de mal vos acontece se não responderem no segundo a seguir, aliás acho que ninguém o espera que o façamos, se fosse algo para ser discutido no momento então seria feito através de telefone, por isso define um ou dois dias por semana para veres e responderes aos emails (e claro, não passes o dia todo nisto, define um tempo limite).
No entanto pode existir sempre um email mais urgente que possa aparecer por isso aconselho a que no final do dia, ou no inicio, abras a tua caixa de email e dês uma vista de olhos para ver se tens algo que precisa de resposta rápida. Se sim, responde de imediato ou no fim/inicio do dia que se siga com calma. Se nada for urgente deixa os que tiveres para responderes para as alturas que definiste.

7 – Comentários

Algo muito importante que todos os bloggers deviam fazer é responder aos comentários que recebem. Nem sempre o conseguimos fazer de imediato e se estivermos numa pausa do blog a última coisa que queremos é estar sempre a ver se alguém comentou para responder de imediato. Eu costumo responder aos comentários quando tenho uma publicação nova, é uma maneira de me organizar e “fechar” o post anterior antes de partir para a divulgação do novo. 
No entanto, durante um blog detox as publicações estão agendadas bem como a divulgação e por isso aconselho a que tires alguns minutos por semana para responder aos teus comentários, seja no blog como nas redes sociais. Podes tirar uns minutos por dia ou escolher alguns dias por semana para o fazer. 

8 – O que fazer durante o blog detox?

Nada. Isto é, nada que não queiras fazer. É tempo para ti, para estares com os teus, para passeares, etc. Faz uma massagem, marca um dia no spa, faz uma escapadinha (que quem sabe não se torna em conteúdo para o blog), vai à praia, lê um livro, sê feliz.
Mas reduz ao máximo todo o trabalho que o blog te obriga durante o dia de modo a chegares a casa depois do trabalho e teres tempo verdadeiramente para ti, os fins de semana são para aproveitar e não para trabalhar.

O que achas destes temas sobre blogging? Gostavas de ver mais posts destes por aqui ou achas que já é um tema muito saturado? Diz-me o que achas nos comentários.

40 Comments

  1. Brenda C. 17 de Abril, 2018

    Na verdade eu acho que devemos aplicar constantemente estas dicas! Pessoalmente acho que o blog corre muito melhor quando vou planeando as coisas com antecedência e fazendo tudo com calma! 🙂

    Beijinhos, Brenda
    Momentos de Ataraxia

    Responder
  2. Neuza Mariano 17 de Abril, 2018

    Post maravilhoso

    Muitos beijinhos
    MUAH*
    Blog | Youtube | Facebook

    Responder
  3. Tulipa Negra 17 de Abril, 2018

    Por vezes, devido à falta de disponibilidade e uma gestão de tempo não tão eficaz, acabo por fazer blog detox involuntários XD

    Responder
  4. Irina Vieira 17 de Abril, 2018

    Melhor post ever! Adorei. Obrigada pela brilhante ideia deste post! As vezes é preciso, e nem sempre sabemos como. Vou tentar aplicar.

    Beijinhos

    Responder
  5. Beatriz Martins 17 de Abril, 2018

    Que temática interessante, adorei!! Nunca tinha lido algo igual…

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/04/coachella-favs-ever.html

    Beijinhos ♥

    Responder
  6. Lory Beauty 18 de Abril, 2018

    Great post dear, than you so much for sharing with us 🙂
    https://itsallabouttheglowxoblog.blogspot.it/

    Responder
  7. Miguel Gouveia 18 de Abril, 2018

    O meu cabelo é oleoso e não pesa… mas, lá está, é aquela coisa de que cada cabelo é um cabelo e cada pele é uma pele. Só mesmo testando os produtos é que se sabe se resulta ou não :/

    Já estive afastado do blog durante um tempo. Creio que uma semana ou coisa do género, mas por motivos de saúde. Já senti necessidade de o fazer e já falei sobre isso vezes sem conta. Aliás, o meu último post de look retratou, precisamente, um Break Down que tive. Quem trabalha com conteúdos digitais, necessita do seu tempo. E sou cada vez mais fiel ao pouco tempo que me sobra para além do blog 🙂 Aproveito-o ao máximo e tiro o melhor partido. Claro que isto só acontece porque tenho tudo muito bem planeado, sendo que, para isso, a minha agenda está sempre ao meu lado! Desligo um pouco aos finais de semana.. que também são precisos 🙂

    Ótimo post, como sempre!

    NEW WISHES POST | BEAUTY NEWS to TRY TILL APRIL END.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me 😀

    Responder
    • ayellowrain 29 de Abril, 2018

      Pois no meu caso os fins de semana são onde tenho tempo para o blog o que faz com que passe a vida a trabalhar.

      Responder
  8. Marta Carvalho 18 de Abril, 2018

    Eu achei este post muito interessante e útil! Podes fazer mais deste género! 😛

    amarcadamarta.blogspot.pt

    Responder
  9. Kinga K. 18 de Abril, 2018

    Fascinating post 🙂

    Responder
  10. Miss DeBlogger 18 de Abril, 2018

    Eu estou sempre a tentar organizar melhor a minha vida (e, consequentemente, o blog) e por isso acho que estas dicas, que na maioria já sigo, são muito úteis. Agradeço sempre o lembrete porque agora comecei a ir ao ginásio e sinto que já estou a desleixar-me um bocadinho e quero aproveitar ao máximo o tempo que posso disponibilizar para o blog e para mim mesma 🙂 Beijinho!

    Miss DeBlogger

    Responder
    • ayellowrain 29 de Abril, 2018

      As mudanças mesmo que pequenas podem sempre destabilizar as nossas rotinas

      Responder
  11. Ana 19 de Abril, 2018

    Gostei bastante de ler, não é fácil..
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    Responder
  12. Virgínia Ferreira 20 de Abril, 2018

    Às vezes apetece-me tanto mas tanto.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    Responder
  13. Ana Lia Carneiro Bettiol 20 de Abril, 2018

    Amei o post. Bem bacana! ;o)
    teu Blog tá cada dia mais fofo! tô adorando.
    beijo, beijo. @blogpoderosaderosa.

    * já deu uma espiadinha no post novo?
    http://www.poderosaderosa.com.br

    Responder
  14. sophi clickn 23 de Abril, 2018

    such a lovely post dear thanks for sharing,keep posting..

    https://clicknorder.pk online shopping in pakistan

    Responder
  15. Joana Freitas 23 de Abril, 2018

    Excelentes dicas 🙂

    https://quase-italiana.blogspot.pt

    Responder
  16. O Olhar da Marina 23 de Abril, 2018

    Dicas divinais , um dos melhores posts que já escreveste , a sério que sim !!!!
    O Olhar da Marina

    Responder
  17. Shweta jain 24 de Abril, 2018

    Great post just as your all blog. I think that you are an awesome blogger, and I wish you luck in future! Kisses :* If you want, look my blog and follow me if you like it. <3
    Credit card sized USB flash drive

    Responder
  18. Miguel Gouveia 30 de Abril, 2018

    É como eu, querida, também sou super assim. As próximas estações ajudam super nesse sentido!

    NEW REVIEW POST | THE FIRST REVIEW OF MY MOTHER TO YOU. 😮
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me 😀

    Responder
  19. Inês Silva 30 de Abril, 2018

    obrigada pelo comentário <3
    achei mega interessante e deixaste aqui ótimas sugestões 😀

    http://www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    Responder
  20. Miguel Gouveia 2 de Maio, 2018

    Boa! Assim sempre ganham as duas :p Partilhar produtos é como partilhar momentos 😀 A minha mãe e eu costumamos fazer spa days em conjunto. É mega divertido ahahah 😀
    Obrigado, minha querida. <3

    NEW DECOR POST | FINALLY: IT’S MY ROOM TOUR 😮
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me 😀

    Responder
  21. Sorrir e Sonhar por Mais 3 de Maio, 2018

    Dicas muito boas. Obrigada! 😀

    Beijinhos

    Sorrir e Sonhar por Mais

    Responder
  22. Ela e Ele 4 de Maio, 2018

    Excelentes dicas. Obrigado pelo post!

    Responder
  23. Cláudia Vieira 13 de Maio, 2018

    Nunca tinha lido nada deste género, adorei!
    Beijinhos
    https://islandgirlife.blogspot.pt/

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.