Paris - O roteiro

10:00

Paris - O roteiro

Como sabem no fim de Novembro/início de Dezembro fui pela primeira vez a Paris e hoje venho mostrar-vos o roteiro que fiz.

Se me seguem no instagram já sabem alguns dos sítios que visitei e se ainda não me seguem estão a perder fotografias de sítios lindos que já publiquei e ainda vou publicar!

Mas voltando ao que interessa, sei que como eu existem imensas pessoas que nunca foram a Paris e que tirando as atrações principais não sabem bem o que visitar ou o que conseguem ver num determinado tempo. Por isso nos próximos dias vou falar-vos sobre a minha viagem e dar-vos imensas dicas e informações indispensáveis para que a vossa viagem seja aproveitada ao máximo! Hoje começamos pelo roteiro.


Esta viagem teve a duração de 7/8 dias (o 8º foi apenas a viagem de regresso) e foi planeada por três recém arquitetas. Como tal neste roteiro estão edifícios que consideramos indispensáveis visitar mas que para quem não tem qualquer interesse em arquitetura podem não ser tão interessantes.

Dia 1

Paris - O roteiro

Apanhamos o voo bem cedo e chegamos por volta das 11/12h (hora de França) a Paris. Apanhamos o metro até à Gare du Nord onde deixamos as nossas malas em cacifos e fomos visitar a zona envolvente. Passamos pela Praça da Républica e fomos até ao Museu de Artes e Ofícios que visitámos. 

Como levamos algum tempo no museu e não podiamos chegar muito tarde ao nosso alojamento decidimos ir até ao rio e depois regressar à estação para ir buscar as nossas malas. Pelo caminho acabamos por visitar um mercado de Natal muito bem decorado que tinha barraquinhas consoante os países. Claro que encontramos uma portuguesa! 

Depois do mercado seguimos até ao rio onde apreciamos a vista da margem à nossa frente e depois regressamos.


Dia 2

Paris - O roteiro

Começamos este dia bem cedo, às 7.30h mais precisamente, e ainda estava a amanhecer. Saímos na estação de metro da Ópera (em frente ao próprio edifício) e descemos a avenida até ao Jardim das Tuileries. Pelo caminho passamos ainda pela Praça de Vendôme.

Este jardim é o que faz a ligação entre o Museu do Louvre e a Place de La Concorde. Uma vez que os edifícios ainda estavam encerrados e que queriamos ter o nosso tempo para ver o Louvre, fomos na direção da praça que nos levou aos Champs-Élysées. Atravessámos toda a avenida (que é incrívelmente longa) e chegámos ao Arco do Triunfo. Infelizmente ainda estava encerrado pelo que decidimos ir ao próximo destino: A vila Savoye.

Esta visita é completamente obrigatória para um arquiteto e nem consigo falar da quantidade de vezes que abordamos esta obra durante o curso. Para visitarem este edifício têm que se deslocar até à cidade de Poissy de comboio que podem apanhar na estação perto do Arco do Triunfo. Uma vez na cidade podem ir até ao edifício a pé (ainda é uma boa caminhada) ou ir de autocarro, nós fomos a pé.

Quando voltamos a Paris aproveitamos o facto de estarmos ao lado do arco para o visitar. Subimos, e subimos, e subimos, e subimos tanto degrau em caracol que quando chegámos ao topo tivemos mesmo que aproveitar a vista (imagem em cima com a Place de la Concorde ao fundo).

De seguida fomos em direcção à Torre Eiffel onde visitámos o museu de arquitectura e património e passamos pela Praça e Jardins do Trocadéro. Apenas fomos até à torre, não a subimos devido à quantidade de turistas que estavam na fila na base, se for algo que não seja essencial na vossa visita conseguem poupar muito tempo e aproveitar outros terraços menos turísticos para ver uma vista aérea sobre a cidade.

Depois fomos até ao Palácio de Tokyo e ao museu de arte moderna onde visitámos ambos. Terminámos o dia quando fomos jantar e começou a nevar (e nós crianças que raramente ou nunca tinhamos visto neve já não quisemos saber de mais nada senão andar a "apanhar neve").


Dia 3

Paris - O roteiro

No terceiro dia visitámos Versalhes, o pálacio e o jardim. Precisam do dia inteiro para o visitar e mesmo assim não vão conseguir ver tudo. Apanhamos o Comboio para Versalhes em Gare du Nord e fomos a pé até ao palácio.

Como neste dia a Fundação Louis Vuitton ia ter um evento à noite onde as entradas custavam menos, aproveitamos este dia para o visitar. Apanhamos o metro em Gare du Nord e saímos em Les Sablons. Jantámos na avenida e fomos para o edifício onde terminámos o dia.


Dia 4

Paris - O roteiro

Começamos o dia com uma volta pelas redondezas do nosso alojamento, em Bel-Air, e depois apanhamos um autocarro para o Parc des Buttes-Chaumont. Depois descemos até ao rio, até à zona da Bassin de la Villete onde percorremos a margem até à Galeria de la Villete. Percorremos o jardim e fomos visitar o edifício da Filarmónica de Paris.

Se seguida apanhamos o metro até ao Centro Pompidou e após a visita almoçamos nas redondezas. Visitámos a Église Saint-Mari (a igreja mais perto do Pompidou) e fomos em direcção à Notre Dame. Pelo caminho passamos pela Tour Saint-Jaques.

Visitámos a Notre Dame e depois a Conciergerie, a famosa prisão de Marie Antoinete. Acabamos o dia a ver o espetáculo de luzes da Torre Eiffel na margem do rio.


Dia 5

Paris - O roteiro

O dia começou com uma visita rápida ao edifício La Cinémathèque e aos exteriores da biblioteca nacional de França (o edifício estava encerrado). Percorremos a margem do rio até ao Centro cultural de moda e design e depois seguimos até um atravessamento na Rua de Bercy com casas coloridas.

De seguida passamos pelo Jardim Botânico e fomos visitar o Instituto do Mundo Árabe. Aproveitamos que ainda era cedo para ver a Saint Chapelle (que não tinhamos conseguido ver no dia anterior e que vale totalmente ser visitado) e fomos até ao Louvre.

Infelizmente já não conseguimos visitar mais sítios uma vez que os edifícios já estavam encerrados (encerram quase todos às 17h) pelo que acabamos por caminhar pelo rio, pela Place de la Concorde, Port des Champs-Élysées e acabamos na avenida Champs-Élysées.


Dia 6

Paris - O roteiro

O dia começou com uma grande caminhada desde a Gare du Nord até às passagens Verdeau, Jouffroy e dos Panoramas. Fomos até às Galerias Lafayette e depois seguimos para a Ópera (entramos no edifício mas não o visitámos).

Fomos até à Galeria Viviene e depois apanhamos o metro para a Sacré-Coeur. Daí descemos até à avenida do Moulin Rouge.


Dia 7

Paris - O roteiro

Começamos o dia com uma longa visita pelo Museu d'Orsay onde visitámos as exposições permanentes e temporárias (estava uma exposição de vários pintores incluíndo o Van Gogh com alguns dos quadros mais conhecidos). A imagem em cima é de uma das salas do edifício antigo onde se situam em exibição peças que pertenceram à realeza.

Visitámos depois o Museu Rodin, tanto o jardim como o edifício, e terminámos o dia no Jardim de Luxemburgo.

Dia 8

Paris - O roteiro

Infelizmente o nosso voo foi de manhã pelo que não podemos aproveitar mais um dia. Chegamos a Portugal para reencontrar o Sol e temperaturas a cima dos 10ºC, o que foi incrivelmente reconfortante.

Se tiverem alguma dúvida que queiram ver esclarecida deixem nos comentários para que possa responder nas próximas publicações. E se quiserem ver imagens de todos os sítios que visitei sigam-me no instagram.

Catarina

You Might Also Like

23 comentários

  1. Versalhes... para nunca mais esquecer. Paris é mesmo magnifica! :)

    ResponderEliminar
  2. Já fuia Paris e adorei os jardins de Versalhes.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  3. Já fui a Paris e gostei imenso! Adorei os jardins de Versalhes! :)

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Que sorte que tiveram, apesar do frio :)
    Gosto tanto de ler estes posts :) são-me tão familiares.
    Paris é lindaaaaa.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. É das viagens que mais quero fazer um dia! Paris é mesmo lindo e adorei as fotos!

    -Abby (www.bloguedaabby.blogspot.pt)

    ResponderEliminar
  6. thnaku for sharing lovely post with us....we are waiting for your another write ups
    Visit us @:- Organize your time schedule with the help of wrist watches and clocks

    ResponderEliminar
  7. obrigada pelo comentário <3
    já lá estive e adorei! as fotos estão muito giras :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Que fotos lindas :D
    Paris é dos meus destinos de sonho a visitar e estas fotos ainda me fizeram sonhar mais!

    Beijinhos
    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  9. Aaa pirando aqui! ♡♡♡♡ Sonho em conhecer Paris!

    http://toobege.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Oi, tudo bem?
    Eu sempre tive vontade de ir para Paris e ver você com essas fotos maravilhosas me fez desejar novamente ter esse destino. Se tudo der certo e Deus quiser, assim que eu possuir uma graninha eu darei umas voltinhas pelo exterior!

    Beijão,
    Vinicius
    refugiolitxrario.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Quero imenso visitar Paris
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Pelo menos na minha pele :P O que ma atrai imenso (a par da belíssima cobertura), é não ter odor, como referi :P É muito completo!

    Oh Paris *,* Uma das minhas cidades de sonho a visitar :D As fotos estão só magníficas!

    NEW #DRESSTOIMPRESS POST | COATS ARE THE BEST PIECES ON SALE! Know how to choose yours.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  13. Não me importava nada de dar uma voltinha por esses lados!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  14. Visitei Paris faz uns 3 anos e adorei toda a experiência! Adorava voltar a ir até lá para ter a oportunidade de ver tudo aquilo que ainda ficou por experienciar.
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar
  15. Ola! Eu tambem ja estive em paris 5 dias e 3 dias fui à Disney. Adorei os Jardins de Luxembourg e os Jardins de Champ de Mars que se viam da Torre Eiffel. Paris foi e sera sempre uma cidade linda para passeios romanticos. De dia e de noite. O teu roteiro estava muito bem preenchido. Viste ainda muito mais do que eu. Fico a espera de mais fotos!

    ResponderEliminar

Instagram Pessoal

Segue-me no Bloglovin

Follow

Segue-me no Facebook